Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Cidades

Ícone esportivo do Amazonas, Arnaldo Santos morre aos 86 anos

Informações sobre o local e horário do velório serão divulgadas em breve.

as-dos-esportes-icone-esportiv

(Foto: Rick Oliveira/Own work via WikiMedia Commons)

Manaus (AM) – Aos 86 anos, Arnaldo Santos, renomado jornalista esportivo amazonense, faleceu na manhã desta segunda-feira (6), por volta das 11h. Informações sobre o local e horário do velório serão divulgadas em breve. A causa da morte não foi divulgada, mas Arnaldo tratava de um câncer de pulmão que pode ter deixado sequelas.

Com uma trajetória de 56 anos no jornalismo esportivo, Arnaldo Santos foi a voz de quatro Copas do Mundo e narrador de inúmeros jogos marcantes no cenário esportivo do Amazonas. Ele também deixou sua marca como coordenador do Peladão, maior campeonato de peladas do mundo, promovido pelo Jornal A Crítica.

Sob sua liderança, entre 1998 e 2017, o torneio ganhou novas dimensões com a criação das categorias Feminino, Peladinho (infantil) e a extinta categoria Indígena, ampliando a inclusão no evento.

O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva Multidisciplinar do Amazonas (TJD-AM), Marcelo Amil, prestou homenagem a Arnaldo Santos em suas redes sociais: “Descanse em paz, porque você merece muita paz”.

 

https://www.instagram.com/p/DEfhhuiRKls/?igsh=MTN5ZWxzMHl4cGRxOA%3D%3D

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) também utilizou suas redes sociais para se pronunciar sobre o falecimento do radialista. Em nota publicada nas plataformas oficiais, o presidente, vereador David Reis (Avante), manifestou, em nome da Casa Legislativa, “total solidariedade aos amigos e familiares”.

Arnaldo destacou-se por sua versatilidade, narrando não apenas futebol, mas também Fórmula 1, boxe, voleibol, basquetebol, handebol, futsal, ginástica e provas de atletismo, tanto em âmbito local quanto nacional e internacional.

A partir de março de 1970, apresentou por 14 anos o programa “AS nos Esportes” na TV Ajuricaba, então afiliada da TV Globo, no qual popularizou o lema: “Seja bom filho, bom aluno e bom de bola”, marcando uma geração de entusiastas do esporte.

Mesmo diagnosticado com câncer no pulmão em 2016, Santos permaneceu envolvido no esporte e não deixou de acompanhar o campeonato.

 

LEIA MAIS: