(Foto: Alex Pazuello)
Manaus (AM) – Mais de 250 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) participaram, na sexta-feira (18), de um simulado operacional de combate a incêndio florestal, realizado no Parque Estadual Sumaúma, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. A atividade visa reforçar o preparo das equipes durante o período de estiagem.
“O treinamento fornece expertise no combate a incêndios florestais em áreas de mata, onde é necessário utilizar técnicas específicas”, explicou o subcomandante do Batalhão de Incêndio Florestal e Meio Ambiente (BIFMA), Nélio Gomes, que coordenou a ação.
O simulado integra o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e conta com a participação de alunos-soldados convocados pelo Governo do Amazonas em abril deste ano.
Oito etapas de ação no terreno
O exercício reproduziu uma ocorrência real de incêndio florestal, com oito fases, desde a detecção dos focos de calor até a desmobilização da equipe.
A operação envolveu o uso de imagens de satélite em uma sala de situação, que repassava as informações às equipes de campo. Os grupos foram divididos em frentes de atuação como combate, rescaldo e vigilância, com uso de bomba costal, abafadores e outros equipamentos especializados.
“As equipes são formadas por cinco alunos-soldados, coordenadas por dois cadetes. Eles conduzem o grupo ao local da ocorrência com os equipamentos adequados”, destacou o militar Lairton Silva.
O treinamento foi planejado durante uma semana e executado em cerca de três horas.
Ampliação da estrutura no interior do estado
Entre maio e julho de 2025, cinco municípios amazonenses — Tapauá, Novo Aripuanã, Maués, Lábrea e Manaquiri — passaram a contar com Grupos Integrados de Combate ao Incêndio e Proteção Civil (GCIP), que atuam de forma preventiva e emergencial.
A medida faz parte da estratégia do governo estadual de expandir o atendimento do CBMAM de 11 para 27 municípios, melhorando a resposta a incêndios florestais no interior do Amazonas.
(*) Com informações da assessoria
LEIA MAIS:





