Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Mundo

Sanders desiste da corrida democrata, e Biden deve enfrentar Trump na eleição presidencial

Sanders foi o último competidor de peso a desistir em uma campanha que começou com mais de 20 nomes, ainda no ano passado.

Sanders desiste da corrida democrata, e Biden deve enfrentar Trump na eleição presidencial

Bernie Sanders Foto: Reprodução facebook

O senador Bernie Sanders, 78, anunciou nesta quarta-feira,8, que desistiu de tentar ser o candidato democrata nas eleições presidenciais dos EUA de 2020. A decisão veio ontem ,7, após a realização das primárias em Wisconsin, nesta terça (7).

Sanders vinha de seguidas derrotas para Joe Biden, que deve ser o rival de Donald Trump na votação de novembro.

Falando ao vivo de Burlington, em Vermont, Sanders agradeceu a todos por criarem “uma campanha política com um movimento de base sem precedentes que teve impacto profundo em mudar a nossa nação”. Relembrou que foi capaz de realizar uma campanha presidencial sem apoio dos “ricos e poderosos” -uma de suas bandeiras- valendo-se de 10 milhões de doações com média de 18 dólares por pessoa.

Sanders citou ainda uma frase: “Só parece impossível até que seja feito”- do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela.

Leia mais: Distanciamento social por coronavírus nos EUA é estendido até 30 de abril

No discurso de despedida, Sanders bateu na tecla do acesso ao sistema de saúde. Todos teriam direito à saúde, condições de trabalho e salários decentes, ensino superior -independente da renda- e a viver num mundo com valores democráticos, livre de xenofobia, racismo e homofobia.

Segundo ele, já antes da pandemia de coronavírus, os americanos vinham percebendo que é necessário adotar um sistema de saúde unificado para todos ao invés do atual modelo de seguros privados. Com a pandemia, milhões de cidadãos perderam o emprego, o que significa a perda dos planos de saúde, acrescentou.

“Um grande número de desempregados se pergunta se pode pagar para ir ao médico sem ir à falência com a conta do hospital. A saúde é um direito humano, não um benefício para um empregado”, disse Sanders.

Candidato democrata

Minutos depois, Biden se manifestou. “Conheço bem Bernie. Ele é um homem bom, um grande líder, e uma das mais poderosas vozes pela mudança em nosso país. Juntos vamos derrotar Donald Trump. Mas também trataremos da crise do clima. Faremos o ensino superior acessível. E tornaremos o sistema de saúde disponível para todos. Não apenas reconstruiremos esta nação -vamos transformá-la. E peço a vocês que se juntem a mim”, postou em uma rede social.​

Ainda faltam alguns detalhes para que o nome de Biden seja confirmado como o candidato democrata.
O ex-vice de Barack Obama tem atualmente 1.217 delegados nas primárias do partido e precisa chegar a 1.991 para assegurar matematicamente a vitória, mas como não há mais ninguém na disputa, ele deve alcançar o número em breve.

Depois disso, o nome de Biden ainda precisa ser oficialmente confirmado pela convenção democrata, que está marcada para agosto -ela já foi adiantada uma vez por causa da atual pandemia de coronavírus.
Sanders foi o último competidor de peso a desistir em uma campanha que começou com mais de 20 nomes, ainda no ano passado.

Trump

Logo após o anúncio da saída, Trump atribuiu a derrota a Warren. “Bernie Sanders está FORA! Obrigado a Elizabeth Warren. Se não fosse por ela, Bernie teria vencido quase todos os estados na Super Terça”, publicou Trump logo após a desistência.

Depois da Super Terça, a disputa democrata virou um duelo entre Biden e Sanders. Mas a campanha presidencial em si ficou em segundo plano com o avanço do coronavírus. Comícios e eventos com os candidatos foram desmarcados, e algumas primárias, adiadas.

(*) Com informações da Folhapress