Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Adaf alerta produtores para término do prazo de vacinação contra a febre aftosa

Produtores têm até hoje para imunizar o rebanho e fazer comunicação à autarquia

Adaf alerta produtores para término do prazo de vacinação contra a febre aftosa

FotoS: Divulgação/ Adaf

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) alerta os produtos de 41 municípios do Amazonas que encerra, hoje (14/10), o prazo para a vacinação do rebanho contra a Febre Aftosa e notificação do procedimento junto à autarquia. Nesta etapa da campanha de vacinação devem ser imunizados bovinos e bubalinos de até 24 meses.

Leia mais: Adaf alerta médicos veterinários sobre obrigatoriedade de atualização de dados cadastrais

Com encerramento previsto para o dia 29 de setembro, a segunda etapa da campanha foi estendida até a data de hoje para que os produtores não fossem prejudicados pela falta de vacinas nas casas agropecuárias privadas, que vendem o imunizante. A notificação da vacinação deverá ser feita em um dos escritórios da Adaf, nos municípios do interior do Estado.

Nesta etapa, estão contemplados os municípios de: Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Fonte Boa, Iranduba, Itacoatiara, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maraã, Maués, Nhamundá, Nova Olinda do Norte, Parintins, Rio Preto da Eva, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini, Urucará e Urucurituba.

A vacinação de bovídeos é obrigatória e consiste em uma das estratégias do Pnefa para garantir o status desses municípios como zona livre de febre aftosa com vacinação. Além de essencial para garantir a sanidade do rebanho do Estado, a medida assegura a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos amazonenses.

(*) Com informações da assessoria