Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Economia

After market: para que serve e como funciona

O período extra de negociação acontece depois do encerramento do pregão

After market: para que serve e como funciona

Foto: Alessandro Shinoda/Folhapress

After Market se trata de um termo em inglês que significa ‘momento depois do mercado’ e é um serviço oferecido aos investidores da Bolsa de Valores (B3) para que possam fazer aplicações após o horário do fechamento do pregão principal do Bovespa.

O pregão da Bolsa de Valores funciona das 10h00 às 17h00 no mercado à vista, entretanto, a bolsa oferece uma prorrogação de tempo regulamentar de meia hora, onde é possível fazer operações de compra e venda de ativos através da After Market.

O período extra de negociação acontece depois do encerramento do pregão e foi criado para auxiliar pequenos e médios investidores a operarem no mercado com renda variável.

A pré-abertura do After-Market acontece entre às 17h25 e 17h30, entrando em vigor das 17h30 às 18h00. Seu funcionamento é similar ao pregão tradicional, mas existem algumas limitações de negociações. Saiba quais são:

Leia mais: 5 filmes para inspirar e aprender mais sobre o mercado financeiro

Não é permitido operar com opções ou outro tipo de derivativos; só é possível negociar ações que também são negociadas no pregão tradicional; só pode ser negociado ativos à vista; limite de negociação por CPF de R$ 900 mil; preços negociados não podem sofrer volatilidade superior a 2% ao pregão tradicional; as ações devem fazer parte da carteira teórica do índice Ibovespa e índice Brasil.

Por que todas essas limitações? As limitações servem para evitar que ocorram grandes oscilações que possam descontrolar o mercado, fazendo com que investidores percam dinheiro e trazendo problemas de volatilidade nas operações.

David Reis - cotão