Manaus, 5 de maio de 2024
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Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Aglomeração e filas quilométricas nas agências da Caixa em Manaus

A assessoria do banco informou, por nota, que o pagamento de auxílio emergencial aos autônomos está ocorrendo nas agências e na rede de lotéricas

Aglomeração e filas quilométricas nas agências da Caixa em Manaus

Caixa Econômica. Foto: Márcio Silva/ Portal AM 1

As agências da Caixa Econômica Federal amanheceram nesta segunda-feira, 20, com filas quilométricas para o saque do auxílio emergencial de R$ 600.

Mesmo com a recomendação de evitar aglomerações e usar máscaras de proteção, muitas pessoas disputavam espaços para ficarem mais próximas da agência.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que as aglomerações são propícias para a proliferação do novo coronavírus.

A redação do Amazonas 1 entrou em contato com a caixa econômica federal fazendo as seguintes indagações:

-Quais as medidas estão sendo tomadas para evitar aglomeração das pessoas nas agências?

– Quantas pessoas já foram atendidas na semana passada e quantas pessoas estão hoje nas filas aguardando atendimento?

A assessoria do Banco nos enviou uma nota padrão que informa que o pagamento de auxílio emergencial, aos autônomos está ocorrendo nas agências e na rede de lotéricas e que está tomando todas as providência para evitar a aglomeração, mas não informava com clareza essas medidas.

Leia a seguir a nota do Banco:

A CAIXA reforça o enfrentamento aos efeitos do novo coronavírus (Sars-Cov-2) com a ampliação dos serviços digitais e remotos.

As medidas adotadas têm como objetivo contribuir para evitar aglomerações e, consequentemente, melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros da CAIXA no contexto da pandemia.

A CAIXA orienta seus clientes a acessarem os serviços do banco por meio dos canais digitais e remotos, que foram reforçados.

Os clientes podem fazer a movimentação de valores por meio do Internet Banking e Mobile Banking e foi ampliado o atendimento em canais remotos, como a Agência Digital, teles serviço e SMS.

Desde o dia 23 de março, foi aumentado para R$ 5 mil o limite de transferências eletrônicas entre contas da CAIXA em todos os canais, além da possibilidade de aumento do limite das transações através do Mobile Banking para até R$10 mil.

Serviços disponíveis no Internet Banking CAIXA – Internet e celular:

O banco ampliou, ainda, o rol de serviços disponíveis em aplicativos para acesso a informações e transações de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação.

Atendimento nas agências:

A CAIXA ressalta que suas unidades seguem funcionando das 10h às 14h para atendimento presencial no interior das agências apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, Seguro Desemprego e Defeso, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, saque sem cartão ou senha de contas correntes e poupança que recebam crédito de salário, além do abastecimento e processamento de depósitos realizados nas máquinas de autoatendimento.

Além disso, as unidades estão com fluxo de clientes controlado, para que seja possível manter a distância de no mínimo um metro entre as pessoas.

Em todo o país, o banco mantém a abertura antecipada em 1 hora de pelo menos 1 agência por município, exclusivamente para os atendimentos de clientes de grupo de risco.

A lista dessas unidades pode ser consultada no seguinte endereço: www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx.

Foram adotadas medidas como controle de fluxo de clientes nas salas de autoatendimento (SAA), sendo permitida a entrada de um cliente por máquina, por vez, e no interior da unidade, o acesso está limitado.

Somado a isso, vem sendo efetuada sinalização/delimitação dos pisos externo das agências com ocorrência de formação de filas, para manutenção do afastamento social.

A CAIXA reforçou seu protocolo de limpeza e higienização das unidades priorizando a limpeza das superfícies de contato humano, portas de entrada, maçanetas e vidros do entorno, teclados dos ATM, balcões de caixa e estações de trabalho, cadeiras e longarinas dos clientes, portas dos banheiros, torneiras e aparelhos sanitários com periodicidade mínima de seis vezes ao dia.

Atendimento nas unidades lotéricas:

Nas unidades lotéricas, os clientes também estão sendo orientados a manter distância mínima de um metro para o próximo da fila, como forma de contribuir para a contenção da pandemia, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

As unidades lotéricas realizam pagamentos de benefícios sociais do Governo Federal, recebimentos de contas de água, energia elétrica, telefone, além de diversos outros serviços.

A lista completa com os serviços disponíveis nas unidades lotéricas pode ser consultada no site da CAIXA, na aba “Atendimento – Serviços por canal de atendimento”: http://www.caixa.gov.br/atendimento/Paginas/default.aspx .

Foram ampliados, desde o dia 23 de março, os limites de transações em diversos canais. Nas casas lotéricas, o limite de saque passa para R$ 3 mil, e, nos correspondentes Caixa AQUI, para R$ 2 mil.

Também foi aumentado para R$ 5 mil o limite de transferências eletrônicas entre contas da CAIXA em todos os canais, além da possibilidade de aumento do limite das transações através do Mobile Banking para até R$ 10 mil.

Auxílio emergencial:

Sobre o pagamento de auxílio emergencial aos autônomos, vale destacar que não é necessária corrida e aglomeração de pessoas nas agências e na rede de lotéricas.

Visando cumprir as recomendações sanitárias de não gerar aglomerações que possam expor as pessoas ao risco de contágio à COVID-19, o planejamento foi elaborado de modo que todos os beneficiários recebam seus recursos de forma segura, organizada e transparente, com o auxílio de aplicativo CAIXA – Auxílio Emergencial, que poderá ser baixado pelo celular, além do site auxilio.caixa.gov.br e central telefônica exclusiva 111.

(*) Com informações da Assessoria de Comunicação