Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Política

Ala do PT ataca chapa Lula-Alckmin, mas sigla tenta amenizar racha

A possível chapa entre Lula e Alckmin vem gerando desavenças no partido, mas a sigla tenta abafar o caso

Ala do PT ataca chapa Lula-Alckmin, mas sigla tenta amenizar racha

Foto: Reprodução

Brasília, DF – A possível aliança entre o ex-presidente Lula (PT) e Geraldo Alckmin (sem partido) não agradou uma parte do Partido dos Trabalhadores (PT). Parte da sigla tem ampliado os ataques para a eventual chapa, mas o partido tem tentado amenizar a racha entre filiados. A ex-presidente Dilma Rousseff, por exemplo, teria afirmado que o ex-tucano “será o Temer de Lula”, que se movimentou nos bastidores a favor do impeachment da petista.

Outros integrantes da legenda também se manifestaram contra a união. Para o líder do diretório, Daniel Kenzo, a imagem de Alckmin pode comprometer a campanha de Lula. “Absolutamente nada indica que entregar a vice a um golpista neoliberal seja necessário para ganhar as eleições”, disse.

Para o deputado Rui Falcão, “Lula não precisa de muleta” e ainda afirmou para o Folha de S. Paulo que se a chapa for concretizada, será uma “contradição” a tudo o que o PT fez em sua história. Apesar da não satisfação, há integrantes que aplaudem a união entre o petista e o ex-tucano.

Leia mais: ‘Todos terão que aceitar o resultado’, afirma Lula sobre as eleições

De acordo com os senadores Humberto Costa e Paulo Paim, divergências e debates sobre o tema são classificados como “naturais”, mas que é importante a aliança e coligações para escolher um vice-presidente. “Como um ser político que ele é, com liderança internacional, terá a visão global e saberá escolher seus quadros aliados fora do PT para reconstruirmos o país”, destacou Paim.

O senador Humberto Costa explicou que a formação da chapa ainda é preliminar, mas que se realmente for formada, será um dos apoiadores. “Isso ainda não foi apresentado formalmente ao PT. O que está acontecendo são opiniões acerca de algo que, pelo menos por enquanto, é apenas uma especulação e é natural as pessoas se manifestarem a favor ou contra”, minimizou.

O ex-presidente Lula lidera todas as pesquisas de intenções de voto em todos os cenários. Lula fica à frente do ex-parrtido de Geraldo Alckmin, além de ter uma ampla vantagem do segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

(*) Com informações do Correio Braziliense