Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Alemanha vai investir 35 milhões de euros no Fundo Amazônia

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, anunciou o investimento durante visita a Manaus

Alemanha vai investir 35 milhões de euros no Fundo Amazônia

O governador Wilson Lima em encontro com o presidente da Alemanha Frank-Walter (centro). (Foto: Diego Péres/Secom)

MANAUS – Um dia após ser empossado como governador, Wilson Lima (União Brasil), voltou ao Teatro Amazonas na manhã desta segunda-feira (2) para cumprir sua primeira agenda oficial de seu segundo mandato do ano e receber o presidente da Alemanha.

Frank-Walter Steinmeier está visitando oficialmente o Brasil e veio ao Amazonas para conhecer ações e projetos ambientais desenvolvidos com apoio do governo alemão.

O presidente da Alemanha anunciou investimentos do país da ordem de €35 milhões para o Fundo Amazônia, que foi reativado pelo Governo Federal para financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma.

Frank-Walter Steinmeier e Wilson Lima (Foto: Diogo Peres/Secom)

Durante a visita guiada no Teatro Amazonas, Wilson Lima destacou que os investimentos feitos pelo governo da Alemanha, por meio de uma cooperação oficial, têm gerado frutos como o combate ao desmatamento na Amazônia e incentivo à produção rural sustentável no estado.

Leia mais: Supremo determina reativação do Fundo Amazônia

“A minha primeira agenda oficial como governador nesse segundo mandato é a visita do presidente da Alemanha, uma visita muito simbólica para o estado do Amazonas, para a Amazônia e para o mundo. Porque isso passa um recado da preocupação que a gente tem com a proteção dos nossos ativos ambientais, mas sobretudo da proteção da população”, afirmou Wilson Lima.

Alemanha e Amazonas

Frank-Walter Steinmeier veio ao estado do Amazonas para conhecer os resultados de projetos e ações que contam com investimentos feitos pelo governo alemão, a exemplo da Torre Atto, em São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus), que monitora as condições climáticas da região e as questões do efeito estufa, coordenada por pesquisadores brasileiros e alemães.

Wilson Lima destacou que a Alemanha é a principal parceira do Amazonas e que esse acordo com o governo estadual proporcionou investimentos em projetos de prevenção e combate ao desmatamento, incluindo a estruturação da sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), além de um projeto voltado a agricultores de incentivo ao uso sustentável do solo em unidades de conservação estadual.

Fundo Amazônia

Criado em 2008 para financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma, o fundo está parado desde abril de 2019, quando o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) extinguiu colegiados que faziam parte do Fundo Amazônia.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a reativaçao do fundo no fim do ano passado e a assinatura do decreto que retoma o fundo ocorreu no Palácio do Planalto horas depois de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser empossado como 39º presidente do Brasil, em um primeiro conjunto de atos do novo governo.

(*) Com informações da assessoria