Manaus, 6 de julho de 2026
×
Manaus, 6 de julho de 2026

Cenário

Aliado de Eduardo Braga é indicado para diretoria da Aneel

Indicado por Lula, Willamy Frota já foi ex-braço direito de Braga e deve assumir cargo na diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica.

aliado-de-eduardo-braga-e-indi

(Foto: Reprodução/ Aneel e Assessoria

Manaus (AM) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou o envio ao Senado Federal das indicações para novos diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As nomeações, publicadas no Diário Oficial da União, visam preencher cargos estratégicos que estavam vagos desde maio de 2024 e agora aguardam aprovação dos senadores.

As indicações são fruto de negociações políticas conduzidas por parlamentares do MDB e do União Brasil. As escolhas foram feitas em consenso com o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Mesmo sem ocupar cargo no setor elétrico, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) mantém forte influência na área. Um dos indicados, o amazonense Willamy Frota, é de sua confiança e já atuou como chefe de gabinete no Ministério de Minas e Energia durante sua gestão como ministro no governo Dilma Rousseff.

Ex-presidente da Amazonas Energia (AME) e ex-diretor da Eletronorte, Frota possui vasta experiência no setor elétrico da região Norte. À frente da concessionária no Amazonas, enfrentou momentos críticos, como os desafios da privatização da empresa e a expansão da infraestrutura energética na região.

Já a outra vaga na diretoria da Aneel corresponde à sucessão de Ricardo Tili, cujo mandato se encerrou em maio deste ano. Para o cargo, foi indicado Gentil Nogueira de Sá Junior, atual secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia. O nome foi sugerido pelo ministro Alexandre Silveira. Gentil tem longa trajetória na formulação de políticas públicas no MME, com atuação em temas como modernização regulatória, expansão da geração e segurança energética.

As duas indicações devem passar por sabatina no Senado Federal, que está prevista para ocorrer entre os dias 11 e 15 de agosto, após análise prévia pelas comissões temáticas da Casa.

Transição e expectativas no Senado

Willamy Frota deverá ocupar a vaga deixada por Hélvio Neves Guerra, cujo mandato terminou em maio de 2024.  As sabatinas no Senado tendem a ser um teste tanto para a articulação política do governo quanto para os indicados, que deverão demonstrar conhecimento técnico e alinhamento com as diretrizes do setor energético.

Caso aprovadas, as nomeações devem reforçar o papel da Aneel como órgão técnico e estratégico, com impacto direto na estabilidade e no desenvolvimento do setor elétrico nacional.

Instabilidade e cargos interinos na Aneel


A diretoria da Aneel enfrenta um período de instabilidade com cadeiras vagas. A posição deixada por Hélvio Guerra permaneceu desocupada de maio de 2024 até janeiro deste ano, quando o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encaminhou ao governo a lista tríplice de diretores substitutos.

No início de 2025, Ludimila Lima, superintendente de Gestão de Concessões, assumiu interinamente o cargo por seis meses, deixando a função na última segunda-feira (14). No dia seguinte, Ivo Secchi Nazareno, secretário de Leilões da Aneel, assumiu como diretor substituto e deve permanecer no posto até que as indicações oficiais sejam confirmadas pelo Senado. A agência, portanto, segue sob liderança interina.

LEIA MAIS: