Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Alinhamento político de Wilson, Cidade e Caio André fortalece oposição a David

De um lado, Governo, Aleam e CMM, enquanto do outro lado está a Prefeitura de Manaus e fortes caciques políticos com influência no governo federal.

Alinhamento político de Wilson, Cidade e Caio André fortalece oposição a David

(Fotos: Reprodução/Instagram/ Wilson Lima, Omar Aziz e Eduardo Braga)

Manaus (AM) – A relação política entre o governador Wilson Lima (UB) e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), está claramente definida no pleito deste ano. Nessa quinta-feira (18), na abertura da 4ª edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), o alinhamento político do trio ficou em evidência para todos os que prestigiaram o evento, que reúne vereadores, prefeitos, deputados e pré-candidatos nas eleições deste ano em todos os 62 municípios do Estado.

David Almeida tem chances de disputar uma reeleição, mas ainda não assumiu isso publicamente. Contudo, o apoio de Wilson à pré-candidatura do deputado estadual Roberto Cidade (UB) demonstra que a disputa, caso David brigue pela reeleição, envolverá as quatro maiores máquinas públicas: Estado (governo), Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Prefeitura e Câmara Municipal de Manaus (CMM). Além disso, a disputa deve movimentar os caciques políticos, que já começam a definir suas posições no tabuleiro político.

Um dos aliados de Roberto Cidade é o vereador Caio André (UB), presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Ele lidera a oposição na CMM e até se filiou ao partido de Cidade e Wilson para se posicionar ainda mais firme como contrário à atual gestão municipal. Para Caio André, a Feclam – criada por Roberto Cidade em 2021 – fortalece ainda mais o Legislativo estadual e municipal.

“A Câmara Municipal de Manaus não poderia se furtar de estar presente. Esse fortalecimento do legislativo na cidade de Manaus, no estado do Amazonas e no Brasil inteiro, é um movimento que ocorre naturalmente e serve justamente para dar mais poder a quem os vereadores representam, que é o povo”, disse Caio André.

O governador destacou a participação no evento e destacou a oportunidade da ação do Legislativo estadual para o ensino e a troca de conhecimento com os vereadores do interior do Amazonas.

“Participei da abertura da quarta edição do Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas, o Feclam 2024. Essa é uma oportunidade para que vereadores e suas equipes tenham acesso a essa troca de experiências e conhecimentos, melhorando a produtividade dos seus mandatos e, consequentemente, a qualidade de vida da população. Parabéns ao presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, pela iniciativa!”, destacou Lima.

Sem ressentimentos

Quanto ao apoio de Wilson Lima a Roberto Cidade, David já disse que o governador “não lhe deve nada”. Embora na eleição de 2022, em que Wilson Lima foi reeleito, David Almeida tenha apoiado o governador.

Apesar de caminhar em lado opostos, David considera que o governador tem mantida a destinação de dinheiro para ações da prefeitura, o que para o prefeito é o que importa.

“O acordo que eu fiz foi pela cidade, por obras, por recursos, e o acordo [com Wilson Lima] tem sido cumprido”, disse o prefeito em entrevista nessa quinta.

Sem o apoio do governador, David Almeida conta com os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB), lideranças influentes nas eleições, que, inclusive, já destinaram milhões em emendas para as ações da atual gestão do prefeito.

 

LEIA MAIS: