Manaus, 17 de maio de 2024
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Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

Alunos criam projetos robóticos com soluções tecnológicas e sociais

Os trabalhos foram ministrados por professores da escola de robótica Manaós Tech, de acordo com as propostas apresentadas pelos estudantes

Alunos criam projetos robóticos com soluções tecnológicas e sociais

(Foto: Ericles Albuquerque)

A criatividade não ficou de fora entre os mais de  20 projetos tecnológicos apresentados na tarde deste sábado, 14, na “III Mostra Tecnológica da Manaós Tech for Kids” pelos alunos que desenvolveram diversos métodos socioeducacionais a serem utilizados, com a criações de robôs e aplicativos, que contribuem para soluções do dia a dia de todos. Os trabalhos foram ministrados por professores da escola de robótica Manaós Tech, de acordo com as propostas apresentadas pelos estudantes.

Os alunos Gabriel Xavier de 16 anos, e Manoel Victor de 13, criam um dispositivo detector de incêndios florestais e, de acordo com a ideia da dupla, as queimadas na Amazônia despertaram a vontade na criação de um mecanismo que contribuísse para combater o problema.

“O professor perguntou qual seria a ideia da turma, nós apresentamos e a mais escolhida foi essa. E decidimos iniciar o projeto, o processo de criação não foi fácil mas também não foi difícil, nós tivemos que testar os sensores e montar os cabos. Os incêndios na Amazônia, que querendo ou não prejudicam o planeta, foram nossa inspiração e cada vez mais a gente tem que pensar mais no futuro, pois sofrem as pessoas agora e as que estão por vir”, disse Gabriel.

Dispositivo detector de incêndios florestais criado por Gabriel Xavier e Manoel Victor (Foto: Ericles Albuquerque).

‘Robô fisioterapeuta’

Com o intuito de ajudar sua mãe que sofre de tendinite nas mãos, o aluno Juan Miguel Mitoso desenvolveu um robô  com mecanismo para movimentações fisioterapêuticas. “Essa ideia veio para melhorar o dedo da minha mãe, já testei nela e ela gostou. Foi fácil de fazer e rápido, eu gosto de fazer tanto esses robôs que ajudam com fisioterapia, como os que ajudam pessoas que perderam a perna ou outros membros”, declarou Juan.

Robô criado por Juan Miguel Mitoso. (Foto: Ericles Albuquerque).

Os alunos que estudam robótica, programação, empreendedorismo, criação de games e de aplicativos por meio da metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Art and Mathematics), apresentam na amostra seus trabalhos como forma de projeto final, referente aos seus aprendizados no ano.

“A gente aumentou bastante a quantidade de alunos que podem trazer os trabalhos. A primeira amostra foram 12 trabalhos e agora tem mais de 26, e é muito interessante que essas crianças tenham essa oportunidade de demostrar o que aprenderam sobre a tecnologia. Nossa forma de ensinar (…) Eles  aprendem tecnologia é criando trabalhos que sejam bons para humanidade, a gente fomenta na escola que eles criem soluções para isso”, disse o CEO da escola de robótica, Glauco Aguiar.

Neste ano, a Manaós Tech foi escolhida pelo programa “Brazil Accelerate 2030”, uma iniciativa do Impact Hub Brasil e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD – ONU) por impulsionar negócios de impacto socioambiental. A escola de robótica também recebeu o reconhecimento da gigante Google, como uma das 15 iniciativas de maior destaque do Brasil.