Manaus, 1 de maio de 2024
×
Manaus, 1 de maio de 2024

Cidades

Alunos no interior do AM superam dificuldades e fazem telejornal

O jornal 'Tancredo News', produzido por alunos de 12 a 13 anos, teve direito a repórteres que noticiaram as dificuldades do município 'ao vivo'

Alunos no interior do AM superam dificuldades e fazem telejornal

Estudantes produziram telejornal em Careiro da Várzea (Foto: Arquivo pessoal)

Careiro da Várzea (AM) – O que seria um simples trabalho escolar dos alunos do 7º ano da Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves, no município de Careiro da Várzea, a 26 km de Manaus, chamou atenção na internet pela criatividade e inovação.

O jornal “Tancredo News”, produzido por alunos de 12 a 13 anos, teve direito à vinheta, apresentadoras e até repórteres que noticiaram as dificuldades do município “ao vivo”. Confira o vídeo no fim da matéria.

Neste Dia do Jornalista (7), data que homenageia o trabalho dos profissionais da mídia, responsáveis por apurar fatos e levar as informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais, o Portal AM1 conversou com a turma que se inspirou na profissão para fazer o trabalho escolar e ampliar sua voz.

O projeto foi desenvolvido com a ajuda do professor de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, Alessandro Gomes, de 32 anos. A ideia, segundo ele, surgiu após ele constatar a matéria gêneros jornalísticos na grade curricular.

“O objetivo do miniprojeto é fazer despertar nas nossas crianças a produção, a criatividade, o senso crítico e a participação direta. Além de levar informações a toda a comunidade escolar”, afirmou Alessandro ao Portal AM1.

O trabalho publicado no Instagram de Alessandro já tem quase 2 mil visualizações e atraiu a atenção de diversos profissionais da imprensa – que deixaram seus comentários na publicação – o que surpreendeu os estudantes e o professor.

“Confesso que não imaginava tamanha repercussão, mas me sinto feliz, pois eles foram maravilhosos e merecem todo o reconhecimento”, disse o professor.

A turma levou em média duas semanas para produzir o conteúdo e ainda precisou superar algumas dificuldades regionais. A escola fica nas proximidades do trecho da BR-219, em que duas pontes desabaram no ano passado, o que ainda causa transtorno no transporte dos alunos e demora na travessia.

“A maior dificuldade foi o tempo, pois precisávamos terminar as gravações antes de fechar o período da avaliação -2, pois o jornal escolar é uma ferramenta pedagógica que avalia os alunos. A experiência foi incrível, pois acompanhei, de perto, o esforço dos meus alunos em memorizar os textos, o interesse e dedicação de cada um deles foi fundamental nesse processo”, contou o professor.

Além disso, sem o auxílio de um teleprompter – equipamento utilizado por jornalistas para ler as notícias – os alunos precisaram decorar as falas. Uma das apresentadoras do telejornal escolar, a aluna Ágatha Boneth, de 12 anos, encarou esse desafio.

“As dificuldades que eu tive foi em decorar as minhas falas e fazer com que ficasse bom. Às vezes, tinham alguns erros, mas o professor sempre ajudava a superar esse medo. O que eu mais gostei na atividade foi ver o empenho que os alunos tiveram em fazer tudo certo e decorar tudo”, disse ao Portal AM1.

Assista ao jornal:

Jornal Tancredo News (Vídeo: Instagram/Alessandro Gomes)

LEIA MAIS: