Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Política

Alvo de operação da PF, governador de Alagoas é afastado do cargo

Dantas está envolvido na Operação Edema, que investiga a prática sistemática de desvio de recursos públicos

Alvo de operação da PF, governador de Alagoas é afastado do cargo

(Foto: Reprodução/ Instagram)

MACEIÓ – O governador de Alagoas e candidato à reeleição, Paulo Dantas (MDB), foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta terça-feira (11).Dantas está envolvido na Operação Edema, que investiga a prática sistemática de desvio de recursos públicos que ocorre desde o ano de 2019, conforme comunicado divulgado pela Procuradoria-Geral da República.

Segundo uma nota enviada pela Polícia Federal foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em imóveis relacionados aos investigados.

“A necessidade e a urgência das medidas cautelares cumpridas na manhã de hoje – que incluem busca e apreensão, sequestro de bens, afastamentos de função pública, ente outras medidas – foram amplamente demonstradas nos autos da investigação policial e corroborada pelo Ministério Público Federal, o que subsidiou a decisão judicial”, declarou a PF.

Leia mais: Wilson lidera o segundo turno com 58,1% contra 41,9% de Braga, aponta pesquisa

Dantas foi afastado por 180 dias. Com isso, o vice-governador José Wanderley Neto (MDB), assume o cargo.

O emedebista é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pela família de Renan Calheiros (MDB). Alagoas é o estado onde Lula teve a vitória mais apertada no primeiro turno —o petista obteve 57% dos votos válidos, ante 36% de Jair Bolsonaro (PL) e 4% de Simone Tebet (MDB).