Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

AM registra aumento de 1.745% no número de casos de Covid-19 em um mês

Para o epidemiologista Jesem Orellana, o estado, especialmente em Manaus, vive a quinta onda da doença com novos casos de Covid

AM registra aumento de 1.745% no número de casos de Covid-19 em um mês

Em 21 de janeiro deste ano, foram registrados 11 casos de Covid-19 no Amazonas (Foto: Rodrigo Santos/SES-AM)

O número de casos registrados de Covid-19 no Amazonas aumentou 1.745% de janeiro a fevereiro deste ano. Os dados são do boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde Do Amazonas (FVS) Dra Rosemary Costa Pinto, divulgados diariamente.

Em 21 de janeiro deste ano, foram registrados 11 casos de Covid-19 no estado. Um mês depois, na última terça-feira (21), foram registrados 203 novos casos.

Boletim de 21 de janeiro de 2023

Boletim do dia 21 de fevereiro de 2023

Para o epidemiologista da Fiocruz/Amazônia, Jesem Orellana, o estado, especialmente em Manaus, vive a quinta onda da doença.

“No entanto, com um padrão menos agressivo do que as 4 ondas anteriores, muito em função do efeito que ainda temos das vacinas contra a doença. Por isto, a vacinação segue sendo crucial, mas não a única precaução que deve ser mantida, sobretudo em grupos de maior risco para doença grave”, afirmou.

Segundo ele, o aumento no número de casos é explicado por uma série de fatores conjugados.

“Pico da sazonalidade e relaxamento generalizado quanto às precauções, tanto por parte dos serviços de saúde como da população. Entre as precauções praticamente abandonadas estão o uso correto e oportuno de máscaras, distanciamento físico, higienização das mãos e, sobretudo, vacinação contra a Covid-19”, disse o epidemiologista.

Dos 203 casos registrados na última terça-feira, 78 foram registrados em Manaus. Há, ainda, 89 casos suspeitos da doença e que estão em investigação epidemiológica.

De acordo com o epidemiologista, o número de casos notificados pela FVS pode não representar a realidade.

“Quanto aos casos notificados, centenas de casos novos tem sido notificados nos últimos dias, mas com o relaxamento da vigilância epidemiológica e laboratorial, assim como com a falta de interesse ou de opções da população para fazer os testes oportunamente, esse número certamente é bem grande, mas só conseguimos enxergar uma pequena parcela nas estatísticas oficiais do estado e da capital Manaus, a de casos notificados”, explicou o epidemiologista Jesem Orellana.

LEIA MAIS: