Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cidades

AM tem sete municípios com menos de 30% da população vacinada contra Covid

Muitos municípios enfrentam dificuldades em relação a recursos humanos e infraestrutura para avançar na vacinação

AM tem sete municípios com menos de 30% da população vacinada contra Covid

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – No Amazonas, sete municípios do interior estão com 30% abaixo do ciclo vacinal completo contra a Covid-19, as informações são do vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que monitora a aplicação dos imunizantes no estado.

O estado possui uma população total estimada em 4.207.714 habitantes. Desses, segundo a Fundação, somente 55,6% estão com a cobertura vacinal completa contra o novo coronavírus.

Confira os municípios que menos vacinaram

Municípios que não conseguiram imunizar totalmente a população com a aplicação das duas doses da vacina. São: Anori, Barcelos, Coari, Codajás, Ipixuna, Santa Isabel do Rio Negro e Tabatinga.

Desses, os cenários mais complicados estão em Tabatinga e Ipixuna. Os municípios estão com a dose vacinal na casa de 22%, o menor patamar em todo o estado.

Santa Isabel do Rio Negro também possui um crítico cenário com apenas 27% da população vacinada seguida de Codajás com (27,6%) e Barcelos na casa dos (28,1%).

Coari, que possui uma população total estimada em 85 mil pessoas, conseguiu vacinar 43% com a primeira dose e 67% desse número com a segunda dose. Mas, levando em consideração o valor total da população, apenas 28,6% foi imunizado completamente contra o vírus.

Anori fecha a lista com apenas 28,8% da população totalmente imunizada.

Municípios que mais vacinaram

O município de Silves está com 81,5% da população total com o esquema de vacinação completo. O município é o primeiro do Amazonas a alcançar a marca.

Carauari, Fonte Boa, Iranduba, Itapiranga, Jutaí, Manaus e Tefé, estão com a cobertura vacinal completa da população na faixa de 60%.

Ajuda governamental

O governador Wilson Lima (PSC) se reuniu, nesta terça-feira (18), com 30 prefeitos do interior do estado para tratar de estratégias para o avanço da vacinação contra a Covid-19. O objetivo é auxiliar os municípios para que aumentem a cobertura vacinal nos municípios.

Muitas prefeituras enfrentam dificuldades em relação a recursos humanos e infraestrutura para avançar na vacinação. Segundo o governador, neste momento, avançar na imunização é necessário para fazer frente ao aumento de casos da Covid, aos registros da variante Ômicron e ao período sazonal para síndromes gripais no estado.

“O objetivo da nossa reunião aqui foi para tratar de questões relacionadas à pandemia, sobretudo essa questão da Ômicron, que é algo que tem preocupado o mundo e sobretudo o estado do Amazonas. Então eu chamei aqui os prefeitos para que a gente pudesse entender algumas limitações que estão dificultando esse processo de vacinação, para que a gente possa avançar e também dar condições à população de fazer testagem”, afirmou Wilson.

O governador destacou que o estado tem dado suporte aos municípios para o enfrentamento da pandemia. No ano passado, dos 21 mutirões Vacina Amazonas que foram realizados, 15 foram no interior, quando 35.823 doses foram aplicadas nos municípios.

Os municípios do interior receberam 112 mil testes de Covid-19 por meio da Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) da SES-AM. 

Leia mais: Covid-19: AM tem mais de 7 mil novos casos e bate recorde

fato