Manaus, 8 de maio de 2024
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Cenário

Amazonas Energia rebate acusação de Sinésio e alega falha no medidor da residência

O deputado afirmou que a Amazonas Energia retirou o contador da sua casa sem comunicação prévia; ele acredita que foi retaliação devido à CPI

Amazonas Energia rebate acusação de Sinésio e alega falha no medidor da residência

Foto: reprodução

MANAUS, AM – A concessionária Amazonas Energia rebateu, nessa sexta-feira (5), as acusações feitas pelo deputado Sinésio Campos (PT) sobre a suposta retirada de um contador de energia na casa do parlamentar. A ação foi registrada por meio das câmeras de segurança do local. Mas, segundo nota da concessionária, foi feita a troca do medidor, que apresentava falhas.

Sinésio Campos é o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, que tem o objetivo de investigar as diversas irregularidades nos serviços prestados pela companhia à população amazonense, que de acordo com o órgão estadual de Defesa do Consumidor, Procon-AM, é uma das empresas com maior índice de reclamações no Amazonas.

Nas imagens das câmeras de segurança, é possível ver dois funcionários da empresa retirando o contador de energia da residência do parlamentar, sem comunicado prévio, segundo Sinésio.

A situação foi denunciada pelo deputado durante os trabalhos da CPI da Energia na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na quinta-feira (4). O parlamentar afirmou que a ação é uma tentativa de intimidar os trabalhos desenvolvidos da CPI.

Leia mais: Sinésio denuncia tentativa de intimidação da Amazonas Energia ao retirar contador de sua residência

Segundo a concessionária, o trabalho feito tratou-se de uma inspeção e troca do medidor, que não estava fazendo a leitura de forma correta e eficiente. Por isso, houve a necessidade de ir até o local.

“Informamos que a inspeção foi realizada em conformidade com a regulamentação vigente, em uma unidade consumidora que se encontra em nome de terceiros. Durante a leitura do dia 20/08/2021, às 08h59min, foi identificado que o Display (Mostrador) do medidor impossibilitava a leitura do consumo registrado (foto no anexo). Consequentemente, foi aberta Ordem de Serviço para que houvesse verificação do fato em campo”, diz.

Na inspeção, a falha no display do medidor foi confirmada e a troca de equipamento foi acompanhada por uma moradora da residência, segundo informou a nota da Amazonas Energia.

“Assim, no ato da verificação, diante da confirmação da falha no display do medidor (foto no anexo), a empresa realizou a substituição do equipamento, devidamente acompanhada de uma pessoa da própria residência (foto no anexo). Porém, esta se recusou tanto a assinar como a receber o Termo de Ocorrência de Inspeção-TOI. Em decorrência disso, o documento foi colocado na caixa de correspondência da residência (fotos no anexo)”, diz a nota.

De acordo com a Amazonas Energia, não houve nenhuma irregularidade na ação dos funcionários da concessionária, visto que é dever da empresa realizar inspeções em medidores.

“Ressalta-se que é dever desta empresa realizar a inspeção dos medidores para que estes obedeçam aos padrões corretos de medição e leitura, nos termos da Resolução 414 da ANEEL. Portanto, o procedimento está devidamente respaldado nas normas estabelecidas pelo órgão regulador, de acordo com a Resolução 414, em seu artigo 129”, diz a nota.

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