Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cidades

Amazonas está entre as capitais com alto índice de crianças internadas por doenças respiratórias

Boletim divulgado pela Fiocruz aponta aumento de hospitalizações em 13 unidades federativas.

Amazonas está entre as capitais com alto índice de crianças internadas por doenças respiratórias

Baixa umidade do ar e o frio típico desta época do ano fizeram disparar as internações por vírus. Foto: Divulgação

Boletim divulgado recentemente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que o Amazonas está entre as capitais brasileiras com “alto número de internações entre o público infantil causadas por Srag (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em todo o país”.

De acordo com o órgão, em 13 das 27 unidades federativas, o crescimento de internações está concentrado nessa faixa etária. A baixa umidade do ar e o frio típico desta época do ano fizeram disparar as internações por vírus causadores de sintomas gripais, como Influenza e, principalmente, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

O aumento é registrado também no Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe.

O Amapá decretou situação de emergência no dia 13 o número de crianças com doenças respiratórias disparar. O aumento de casos foi de 300% entre janeiro e a primeira semana de maio na comparação com o mesmo período do ano passado.

“Mais de 90% dos leitos estão ocupados por crianças, principalmente menores de 6 meses”, diz Margarete Gomes, superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá. O VSR responde por metade dos casos.

Ocupação de leitos

As internações infantis também estão elevadas no estado de São Paulo. 13 mil crianças de todas as faixas de idade foram internadas com doenças respiratórias entre janeiro e maio, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

A taxa de ocupação das UTIs e unidades semi-intensiva pediátricas é atualmente de 72% nos hospitais administrados diretamente pelo estado e de 75% naqueles geridos por organizações sociais. O governo estadual não especifica as internações por tipo de doença.

O Brasil imunizou contra a gripe apenas 38% do público-alvo, estimado em 82 milhões de brasileiros. A Campanha Nacional de Vacinação, que começou em 10 de abril, termina no dia 31 de maio e previne infecções pelo vírus Influenza.

(*) Com informações do UOL

LEIA MAIS: