Manaus, 30 de abril de 2024
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Cenário

Amazonas terá rota para países da América do Sul

O eixo multimodal Manta-Manaus é uma rota alternativa, que permite integração do Amazonas com o Oceano Pacífico, sem depender do Canal do Panamá.

Amazonas terá rota para países da América do Sul

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Manaus (AM) – Com investimentos na ordem de US$ 10 bilhões, o Amazonas terá rota para integração do Brasil com outros países da América do Sul. Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus) será um dos municípios fronteiriços a receber recursos do governo federal para implantação do eixo multimodal Manta-Manaus.

O anúncio foi feito na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelo deputado Sinésio Campos (PT).

O deputado ainda confirmou que a ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, farão uma visita em Tabatinga na próxima terça-feira (9).

“Eu entendo que tem que alfandegar o porto, Tabatinga é uma área “suframada” (faz parte da Suframa), é uma área de livre comércio e ali (Tabatinga) vai fazer com que produtos vindo da China e saindo da Zona Franca de Manaus podem ter ali uma Zona Franca ampliada, na tríplice fronteira. Inclusive dando oportunidade para as pessoas que moram lá”, avaliou.

Novo PAC

O Governo Federal estabeleceu cinco principais rotas para escoamento de produtos que vão receber investimentos do novo PAC o programa dá prosseguimento ao projeto de integração da América do Sul. Uma das rotas será o eixo multi modal Manta-Manaus. No total, serão 124 obras em municípios fronteiriços, sendo Tabatinga um deles.

O projeto das cinco rotas foi desenhado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, que ainda mapeou, com apoio de onze Estados brasileiros fronteiriços, cinco rotas prioritárias para estimular a integração. São elas: Rota Multimodal Manta-Manaus; Rota do Quadrante Rondon; Rota da Ilha das Guianas; Rota de Capricórnio; e Rota Porto Alegre-Coquimbo.

Manta-Manaus

O eixo multimodal Manta-Manaus é uma rota alternativa, que permite integração do Amazonas com o Oceano Pacífico, sem depender do Canal do Panamá.

Conforme a proposta, a mercadoria é transportada por navio ou balsa da Ásia até o porto de Manta, no Equador.

Depois, vai seguir por meio rodoviário até Providência, também no Equador, de onde seguirá em balsas até Letícia, na Colômbia. E em seguida, passará pelo porto de Tabatinga até chegar ao porto de Manaus.

Hoje, com a rota que utiliza o canal do Panamá, o transporte de produtos oriundos da Ásia leva entre 41 a 60 dias. Com a nova rota, a duração passa a ser de 31 a 35 dias. Uma redução de até 25 dias no trajeto, reduzindo os custos logísticos.

Com a nova rota, aumenta-se a competitividade dos produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus (PIM), pois parte dos insumos utilizados são importados da Ásia. Tabatinga foi escolhida como um dos pontos estratégicos para o projeto, por estar localizada na área da tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru.

(*) Com informações da assessoria.

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