Manaus, 20 de março de 2025
×
Manaus, 20 de março de 2025

Cidades

Segurança pública do AM é a 7ª melhor do país e a 1ª do Norte

O AM saiu da 24ª posição em 2022, subiu para 14º em 2023 e, em 2024, alcançou a 7ª colocação, entrando pela primeira vez no ranking dos 10 melhores do país.

Segurança pública do AM é a 7ª melhor do país e a 1ª do Norte

(Foto: Divulgação/SSP-AM)

Manaus (AM) – O Amazonas obteve o 7º melhor desempenho no Brasil, na área da Segurança Pública. O dado é do Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo, que foi divulgado, na sexta-feira (21), aponta, ainda, que no levantamento geral, o Amazonas ocupa o 1º lugar entre os estados das regiões Norte do país.

Conforme o secretário de Segurança Pública (SSP-AM), Vinícius Almeida, esse é o melhor resultado alcançado pelo Amazonas desde a criação do ranking, em 2015 e é fruto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, que tem fortalecido a integração entre as Forças de Segurança amazonense.

O estudo do CLP é uma ferramenta de avaliação da gestão pública do Brasil, e possui 10 pilares que constituem o Ranking de Competitividade dos Estados. Dentre eles, o quesito Segurança Pública é o que possui a maior relevância e importância relativa.

A vertente avalia 10 indicadores criminais, entre eles, mortes a esclarecer, qualidade da informação de criminalidade, violência sexual, mortalidade no trânsito, segurança patrimonial, entre outros.

Conforme a série histórica do pilar da Segurança Pública, o Amazonas esteve, em 2022, no 24º lugar, subindo no ano seguinte, 2023, esteve em 14º e este ano, com dados consolidados de 2024, conforme destacado pelo secretário da SSP-AM, alcançou o feito histórico de estar entre os 10 melhores resultados do país, com o 7º melhor desempenho, e ocupando o 1º lugar em desempenho entre todos os Estados da Região Norte.

“Esse é um resultado histórico para o povo do Amazonas e para todos nós do Sistema de Segurança Pública. Esse ranking evidencia todo um trabalho coordenado pelo governador Wilson Lima e que vem sendo desempenhado pela Secretaria de Segurança, pelas nossas polícias Civil e Militar com apoio da nossa Polícia Científica e do nosso Corpo de Bombeiros e tenham a absoluta certeza que com esses novos investimentos tanto em mais servidores quanto em tecnologia, iremos em busca de resultados ainda mais surpreendentes”, afirmou Vinícius Almeida.

O delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno Fraga, destacou que a integração da instituição com as demais Forças de Segurança foi essencial para a conquista desse marco histórico no estado.

O Governo do Amazonas investiu na aquisição de novas ferramentas e no reforço do efetivo com a convocação de novos concursados, permitindo avanços significativos no combate à criminalidade.

Fraga também destacou a prisão de 358 suspeitos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes, em ações conduzidas pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI).

Investimentos

Desde 2019, o Governo do Amazonas, sob a gestão de Wilson Lima, já investiu cerca de R$ 1,16 bilhão em segurança pública, reforçando o combate à criminalidade e modernização das Forças de Segurança, entre investimento em pessoal, estrutura física, armamentos, equipamentos e novas tecnologias.

A mais recente entrega de equipamentos, avaliada em R$ 7 milhões, incluiu 320 fuzis para as polícias Civil e Militar, além de tecnologias para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

As ações abrangem também a criação de programas estratégicos como RecuperaFone e a incorporação de novos policiais a partir de duas convocações a partir do concurso público realizado em 2021. Ao todo, 2,8 mil novos profissionais foram convocados desse concurso, ultrapassando o quantitativo de 2,4 mil vagas previstas inicialmente nos editais.

Resultados

Em 2024, as forças de segurança do Amazonas obtiveram resultados importantes no combate à criminalidade. A apreensão de drogas atingiu um recorde, com mais de 43 toneladas de entorpecentes, representando cerca de 70% de toda a droga apreendida na região Norte.

Outro dado relevante foi o aumento de 11% nas apreensões de armas, com 1.500 unidades retiradas de circulação, de acordo com dados da SSP-AM. Os investimentos também resultaram em uma redução de 29% no número de roubos de veículos em 2024, conforme dados do Centro Integrado de Estatísticas de Segurança Pública (Ciesp), em comparação com o ano anterior.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: