Manaus, 26 de maio de 2024
×
Manaus, 26 de maio de 2024

Cidades

Aos 82 anos, morre artista amazonense Óscar Cardoso em Manaus

Óscar estava internado desde o dia 5 de junho no Hospital Beneficente Portuguesa, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Aos 82 anos, morre artista amazonense Óscar Cardoso em Manaus

Manaus 28.09.18. Museu Manaus; Oscar Ramos Diretor presidente Foto Marinho Ramos Semcom.

Acontece nesta quinta-feira, 13, às 16h no Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro de Manaus o velório do artista visual e curador Óscar Ramos, que morreu na manhã desta quinta, aos 80 anos. Óscar estava internado desde o dia 5 de junho no Hospital Beneficente Portuguesa, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

(Marinho Ramos/Semcom)

A Prefeitura de Manaus decretou luto oficial por três dias pela morte do artista plástico. O prefeito de Manaus lamentou profundamente a morte do artista que atuava como curador do Paço da Liberdade, prédio histórico que abriga o Museu da Cidade de Manaus.

“Estivemos acompanhando toda a sua internação e foi com muita tristeza que eu e minha esposa Elisabeth Valeiko Ribeiro recebemos a notícia de sua morte. O Brasil e o mundo perdem um dos principais nomes das artes visuais”, disse o prefeito.

Reconhecidamente um dos maiores nomes da arte contemporânea do Brasil, nascido no Amazonas, Óscar Ramos possui uma longa trajetória composta por mais de 60 anos de produção, marcada pelo experimentalismo de apelo universal.

Biografia

Nascido em Itacoatiara, interior do estado do Amazonas, distante a 269 quilômetros de Manaus, Óscar Ramos foi um dos principais nomes das artes visuais no Brasil, tendo, inclusive, realizado trabalhos com grandes nomes da música brasileira, assinando capas de discos de Caetano Veloso, Maria Betânia, Gilberto Gil e Gal Costa, por exemplo, além de trabalhos premiados no exterior.

Em 2018, Óscar foi homenageado com a exposição “Poemas Visuais e Retrospectiva”, que reuniu obras de diferentes períodos da carreira do artista.