Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Cidades

Estudantes de Parintins terão aulas transmitidas pelas ondas do rádio

Por meio do programa "Aprendendo em casa pelas ondas do rádio", que inicia nesta segunda-feira, 13, estudantes terão aulas de Língua Portuguesa e Matemática

Estudantes de Parintins terão aulas transmitidas pelas ondas do rádio

(Foto: Divulgação)

Uma iniciativa, até então inédita no município de Parintins, a 370 km de Manaus, vai garantir que os alunos da rede municipal de ensino não sejam prejudicados com o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus.

Por meio do programa “Aprendendo em casa pelas ondas do rádio”, que inicia nesta segunda-feira, 13, os alunos das 146 escolas da sede e da zona rural terão aulas de Língua Portuguesa e Matemática transmitidas diariamente pelo rádio. A transmissão será direcionada aos alunos de 4° a 9° ano do Ensino Fundamental.

O município que tem três mortes por Covid-19, 11 casos confirmados e monitora 244 casos suspeitos, está com as aulas suspensas desde 0 dia 18 de março.

Segundo o secretário municipal de Educação, João Costa, a iniciativa foi elaborada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a participação dos professores, e faz parte de um conjunto de medidas da Prefeitura de Parintins para combater a pandemia.

“É algo novo, nunca fizemos, foi bastante discutido pelos professores. Como não temos como fazer a transmissão pela TV o meio de comunicação escolhido foi o rádio. Foi elaborado um plano de ensino para esse período e os pedagogos montaram um banco de aulas”, explicou o secretário.

Leia também: Festival Folclórico de Parintins tem datas transferidas 

As aulas serão realizadas por três professores de segunda a sexta-feira, de 15h às 16h, e aos sábados de 14h às 16h, pela Rádio Clube de Parintins FM 100,7, Rádio Alvorada FM 100,1 e Rádio Tiradentes FM 92,9. Além disso, elas serão divididas em tempos de 20 minutos para cada disciplina, e para a interatividade dos alunos por meio do WhatsApp e telefone.

O secretário afirma, ainda, que para auxiliar no processo de aprendizagem, os alunos estão recebendo apostilas com assuntos e atividades para fazer em casa com a orientação dos pais e dos programas.

“Quando é teleaula há outros recursos que podemos usar que prendem a atenção do aluno e facilitam o processo de aprendizagem. Para o professor, é desafiador porque ele tem experiência de sala de aula, no rádio ele não vai ver os alunos. Vamos contar com a objetividade e convicção na fala dos professores”, disse sobre os desafios do novo método.

Veja mais em:

Primeira morte causada no AM pelo coronavírus é de Parintins