Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Forças Armadas enviam navio para patrulhamento dos rios em Japurá

A solicitação foi feita ao Comando Militar da Amazônia após constatação de tráfego de pessoas com covid-19 entre uma região de garimpo ilegal e a cidade

Forças Armadas enviam navio para patrulhamento dos rios em Japurá

Foto: Acervo da Comarca de Tefé

Com 61 militares a bordo, o ‘Navio Patrulha Fluvial (NPaFlu) Amapá”, do Comando da Flotilha do Amazonas, atracou no início desta semana, no município de Japurá (a 770 quilômetros de Manaus).

A embarcação chegou à cidade para atender solicitação de apoio institucional encaminhada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no último dia 11.

O juiz Alex Jesus de Souza, titular da Vara Única da Comarca de Japurá, foi quem solicitou o apoio ao Comando Militar da Amazônia (CMA).

Ação visa a impedir o tráfego constante de embarcações com pessoas do garimpo ilegal para a cidade.

O trânsito intenso já foi apontado pelas autoridades sanitárias do Município como um dos motivos do contágio pelo novo coronavírus em Japurá.

No Ofício n.º 148/2020, encaminhado ao vice-almirante Paulo César Colmenero Lopes, Comandante do 9º Distrito Naval, o magistrado relatou a importância da fiscalização para impedir a disseminação da doença e agradeceu o apoio.

O último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Japurá, no dia 21 de maio, registrava 17 os casos de infectados pelo novo coronavírus no Município. Não há, até o momento, registro de mortos pela doença.

(*) Com informações da assessoria do TJAM