Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Cenário

FTI será o prato principal do almoço entre Wilson Lima e deputados

Almoço entre o presidente da ALE-AM, Josué Neto, os líderes do governo e Wilson Lima será hoje na sede do governo

FTI será o prato principal do almoço entre Wilson Lima e deputados

Manaus- AM 05/02/2019- A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) abriu nesta terça-feira (5), a primeira Sessão Legislativa da 19ª Legislatura, com a presença do governador Wilson Lima (PSC), que fez a leitura da primeira Mensagem Anual de seu governo. A Sessão Solene de abertura dos trabalhos legislativos foi presidida pelo deputado Josué Neto (PSD), eleito presidente da Casa na última sexta-feira (1º), por aclamação dos 24 deputados. (Foto: Alberto César Araújo/Aleam)

O prato principal do almoço desta segunda-feira (18) na Sede do Governo, com Wilson Lima (PSC), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), Josué Neto (PSD) e os deputados da base de governo será o Projeto de Lei 31/2019 que pretende tirar do FTI mais de R$ 260 milhões para quitar dívidas de salários atrasados de terceirizados das cooperativas que prestam serviço para a Secretaria de Saúde (Susam) nas unidades de Manaus.

Estarão também na conversa os secretários de Saúde (Susam), vice-governador Carlos Almeida, e de Fazenda (Sefaz), Alex Del Giglio, que reuniu com os deputados na última sexta para costurar um novo texto do projeto de lei.

A proposta do governo é reenviar a minuta com as alterações nesta segunda já com o pedido de urgência na tramitação.

Leia mais: Governo vai atropelar prefeitos e aprovar mordida no FTI sem discussão

Sem base na Assembleia, Wilson Lima busca apoio do presidente para conseguir votos (Comunicação ALE-AM)

A informação nos bastidores é que Wilson Lima tentará costurar a aprovação do pedido de urgência na tramitação do PL e pedirá ajuda do presidente da ALE-AM, Josué Neto, para convencer os demais deputados do “centrão” a votarem a favor da proposta. Na última quarta-feira (13) o projeto do FTI foi retirado da pauta de tramitação.

O deputado Serafim Corrêa (PSB) que dá sustentação a Wilson Lima na ALE-AM afirmou que o novo texto “está razoável”. “Eu entendo que é preciso haver mudanças e que o Amazonas implante definitivamente o SUS e acabe com essa terceirização de servidores. Vou participar da reunião de forma a contribuir porque o governo precisa, nesse momento, de apoio dos deputados”, disse.

Leia Mais: Governo sofre derrota na Assembleia e retira projeto do FTI

A reportagem buscou a agenda oficial do governador no site do Governo do Estado porém não há qualquer informação. A assessoria de imprensa do Governo do Amazonas não confirmou a agenda do almoço reservado com os deputados e chamou uma coletiva de imprensa para às 14h30 para tratar “sobre medidas para a saúde”.