Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Governador escolhe segundo da lista tríplice do MP e nomeia Alberto Nascimento

O decreto com a nomeação do novo procurador-geral de Justiça tem a data da última segunda-feira (14) e deverá ser publicado na próxima edição do DOE

Governador escolhe segundo da lista tríplice do MP e nomeia Alberto Nascimento

Foto: Reprodução

O governador Wilson Lima (PSC) ignorou a votação expressiva que a promotora Leda Mara Nascimento Albuquerque recebeu na eleição para a lista tríplice e nomeou o segundo colocado, o promotor Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior para o cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio 2020/22.

Wilson Lima segue o exemplo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que no final de 2019 também ignorou a lista tríplice e indicou o subprocurador Augusto Aras para comandar a Procuradoria-Geral da República pelos próximos dois anos.

Leda Mara, que buscava a reeleição ao cargo foi a mais votada no processo eleitoral do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), no dia 3, com 116 votos. Já Alberto Nascimento Junior teve 92 e, André Seffair, 87 votos, fechando os escolhidos no estado.

Leia mais: MP define nomes de candidatos ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Após o processo de escolha da lista tríplice, os três nomes foram levados ao governador que optou por Alberto Nascimento Júnior. A data de posse do novo PGJ está prevista para a segunda quinzena do mês de outubro.

Na semana passada, o Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público chegou a divulgar uma nota em apoio à reeleição do nome da atual procuradora-geral de Justiça, Leda Mara.

“A sua escolha reforçará o compromisso do Poder Executivo com a democracia, com a equidade de gênero, de raça, e com a diversidade, lutas que qualificam, razões pelas quais este Movimento sustenta a sua indicação para a Chefia do Ministério Público do Amazonas”, defende um trecho da nota.

Leia mais: PGJ: movimento de mulheres do MP manifesta apoio à reeleição de Leda Mara

Despedida 

Mais cedo, segundo o órgão ministerial, Leda Mara se reuniu os gestores de todos os departamentos administrativos bem como os promotores coordenadores de Centros de Apoio Operacional (CAOs) e os subprocuradores-gerais, Mauro Veras (Administrativo) e Carlos Fábio Monteiro (Assuntos Jurídicos e Institucionais) para um discurso de agradecimento e despedida.

A promotora de Justiça exerceu o cargo de Procuradora-Geral de Justiça no biênio 2018-2020.

O decreto com a nomeação do novo procurador tem a data da última segunda-feira (14) e deverá ser publicada na próxima edição do Diário Oficial do Estado (DOE).