Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

‘Hapvida foi responsável pelo colapso na saúde do Amazonas durante pandemia’, diz Samel

Presidente do Grupo Samel, Luis Alberto Nicolau, cobrou publicamente os números de pacientes atendidos de covid-19 pela Hapvida

‘Hapvida foi responsável pelo colapso na saúde do Amazonas durante pandemia’, diz Samel

“Os grandes culpados pelo colpaso do sistema público de saúde do Estado do Amazonas foi sim o Hapvida, porque sobrecarregou a rede pública com 250 mil pessoas”. A declaração é do presidente do Grupo Samel, Luis Alberto Nicolau, em vídeo que começou a viralizar nesta terça-feira, 9, no qual ele cobra publicamente explicações da Hapvida dos números de pacientes atendidos com covid-19.

Leia Mais: Protocolo Samel salva 47 idosos da Fundação Dr. Thomas do coronavírus

Nicolau mostrou que o Hapvida tem, somente no Amazonas, mais de 250 mil usuários e apenas 80 leitos para internação nos hospitais de Manaus.

“No site da ANS (Agência Nacional de Saúde), diz que o Hapvida mandou mais de 315 mil pessoas para serem atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que o Hapvida nao pagou nada para o SUS. E quem está pagando é o povo brasileiro”, afirma Nicolau.

Como comparação, Luis Aberto Nicolau, afirmou que o Grupo Samel possui 90 mil usuários e tem 150 leitos de internação no hospital de Manaus.

“E tivemos que arrendar outro hospital para ter mais de 150 leitos. Em um único pico, tivemos 153 pacientes internados. Somente em nossa rede particular foram 800 altas e no hospital que apoiamos de forma gratuita tivemos mais de 500 altas”, disse Nicolau.

Em outro trecho do vídeo, o presidente da Samel afirma que os dirigentes da Hapvida “são responsáveis por muitos óbitos”. “Que tiveram na rede de vocês, na rede pública e em casa. Quer falar em transparência, então fale da transparência dos óbitos”, dispara Nicolau.

Arrecadação

Luis Alberto Nicolau critica, ainda, a falta de recolhimento de impostos pelo grupo Hapvida dentro do Amazonas.

“Outra coisa que causa indignação é que não contribuíram em nada com os impostos ao Estado do Amazonas. Quando é na hora de recolher o imposto no Amazonas vocês dizem que são do Ceará. Mas têm uma ação onde dizem que são da Zona Franca de Manaus para não recolher PIS/Cofins. Nós vamos desfazer essa farsa”, disse Nicolau.

A reportagem do Portal AM1 pediu esclarecimentos do Grupo Hapvida às declarações do presidente do Grupo Samel, no entanto, até o fechamento deste material não houve resposta. O espaço está aberto para o Grupo e quando os questionamentos foram respondidos, o conteúdo será atualizado.

Veja abaixo o vídeo de Luis Alberto Nicolau: