Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Ministro Sérgio Moro tem agenda cheia em Manaus, na próxima segunda, 10

Além da abertura da reunião do Consej, Moro se reunirá com o governador Wilson Lima e o prefeito Arthur Neto. Depois irá visitar o Compaj

Ministro Sérgio Moro tem agenda cheia em Manaus, na próxima segunda, 10

(Foto: Divulgação)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, terá uma agenda cheia de atividades na próxima segunda-feira, 10, quando chega a Manaus para a abertura do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej). O Governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), também participa do evento, que será realizado no Hotel Quality Manaus, na zona Centro-Sul da capital, com início previsto para as 9h.

Após a abertura,  Sérgio Moro se reúne com o governador Wilson Lima e posteriormente com o Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ambos os encontros no hotel Quality.

A reunião do Consej tem como objetivo apresentar o atual cenário do sistema prisional de cada estado, analisando os processos administrativos e de gestão, métodos de alocação de internos dentro das unidades, a redução de custos e as formas de incentivo do trabalho por meio da mão de obra carcerária. O Consej é um fórum nacional que tem como membros os secretários estaduais de Justiça, de Direitos Humanos e de Administração Penitenciária. A reunião terá a presença de dirigentes do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Veja também:

‘Pensei que fosse morrer também’, diz mulher de detento morto no Compaj

IML começa a liberar corpos de detentos mortos em massacre no Compaj 

Em coletiva à imprensa, secretário da Seap dá detalhes sobre massacre no Compaj 

 

A partir das 14h o ministro Sérgio Moro visita o Centro Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no km 8 da BR-174, além de visitar os membros da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária e à Força Nacional. A unidade prisional foi palco de mais um massacre, ocorrido no último dia 26 de maio, onde 15 detentos foram assassinados na frente dos familiares durante o horário de visita.

O violência nos presídios se espalhou para outras duas unidades prisionais no dia seguinte, quando mais 40 detentos foram assassinados no Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

Às 16h30 o ministro Sérgio Moro visita a Superintendência da Policia Federal no Amazonas, encerrando sua agenda na capital.