Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Novos geradores chegam aos municípios de Iranduba e Manacapuru

Após quatro dias sem energia e diversos prejuízos à população, Amazonas Energia afirma que até o final de semana o fornecimento de energia estará normalizado

Novos geradores chegam aos municípios de Iranduba e Manacapuru

A Amazonas Energia informou nesta terça-feira, 23, que foram disponibilizados cinco grupos geradores a estabelecimentos dos municípios de Iranduba e Manacapuru, que prestam serviços essenciais à população.

Na cidade de Iranduba foi instalado um grupo gerador de 300 kVA no hospital e outro de 175 kVA em um dos poços do sistema de abastecimento de água. No município de Manacapuru também foi instalado um grupo gerador de 300 kVA no hospital da cidade, outro de 600 kVA no sistema de abastecimento de água e um de 50 kVA no fórum de justiça.

A ação aconteceu após diversas manifestações da população dos dois municípios devido a falta de energia, que desde o dia 19 de julho afetou Iranduba e Manacapuru, comprometendo até o fornecimento de água.

A rodovia AM-70, que liga aos dois municípios, chegou a ser interditada pela população e os moradores de Iranduba, revoltados, chegaram a queimar pneus em frente à sede da prefeitura.

O desabastecimento aconteceu por conta de uma cabo subaquático que se rompeu no rio Negro causando um grande transtorno às duas cidades da Região Metropolitana de Manaus. A falta de energia causou grande prejuízo no comércio e problemas em hospitais, postos de saúde e escolas.

Confira também:

https://amazonas1.com.br/amazonas/revoltados-moradores-de-iranduba-e-manacapuru-endurecem-protestos-cobrando-energia/

https://amazonas1.com.br/noticias/protesto-por-falta-de-energia-e-agua-interdita-rodovia-am-070/

Por meio de nota, a Amazonas Energia ressaltou que 12 grupos geradores estão operando, em reativação de usina termelétrica (UTE) localizada na Rodovia Manoel Urbano (AM-070), como medida emergencial enquanto a logística e os reparos no cabo subaquático serão realizados. A Empresa transferiu 15 grupos geradores da UTE de Flores, totalizando 27 grupos geradores. Guindastes e caminhões estão transportando e instalando os equipamentos.

A concessionária acrescentou que contratou mais 15MW também para a UTE Iranduba o que totalizará nesta terça-feira um total de 40MW. Até a próxima quinta-feira (25), segundo a Amazonas Energia, será disponibilizado 60MW aos dois municípios afetados para diminuir os impactos aos moradores das duas localidades. A previsão é que até o final desta semana o fornecimento de energia seja normalizado 100%.