Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Presos na Operação Ponto de Parada deixam prisão temporária

Eles foram liberados devido ao fim do período de prisão temporária de cinco dias, conforme estabelece a Justiça Federal

Presos na Operação Ponto de Parada deixam prisão temporária

Foto: Márcio Silva/Portal AM1

Dois presos na Operação Ponto de Parada, deflagrada pela Polícia Federal (PF) na última segunda-feira (23), foram soltos na madrugada de sábado (28). Foram eles: o presidente da agremiação Boi-Bumbá Caprichoso, Jender Lobato, e os empresários Udsom Maranhão Duarte e Rosedilse de Souza.

Leia mais: Saulo Vianna: dinheiro desviado em Presidente Figueiredo era do Fundeb, diz CGU

Eles foram liberados devido ao fim do período de prisão temporária de cinco dias, conforme estabelece a Justiça Federal.

Udsom Maranhão Duarte estava encarcerado no Centro de Detenção Provisória Masculino I (CDPM I) e Rosedilse de Souza, no Centro de Detenção Provisória Feminino (CDPF), ambos localizados no km 8 da BR-174.

Leia mais: Ponto de Parada: Jender Lobato e Sérgio Vianna passam a noite no CDPM II

Já o empresário Sérgio Vianna, pai do deputado estadual Saullo Vianna (PTB), deixou a prisão na quinta-feira (26). Ele estava preso no Centro de Detenção Provisória Masculino II (CDMII), mesmo local que Jender Lobato.

A operação Ponto de Parada foi deflagrada pela Polícia Federal, por suspeita de fraude em licitação na contratação do serviço de transporte escolar para a Prefeitura de Presidente Figueiredo, na qual o processo teria sido direcionado, a fim de favorecer a empresa da família do deputado Saullo Vianna. A investigação indica que a empresa que participou do certame só entrou para possivelmente encenar uma concorrência.

Além de fraude no processo de contratação, também há indícios de que o contrato teve superfaturamento. A Polícia Federal acredita que o esquema resultou no desvio de cerca de R$ 13 milhões em recursos, que, inclusive, são oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).