Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Servidores de Presidente Figueiredo são proibidos de falar com a imprensa

O prefeito do município de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça publicou a Portaria n° 1112 de 18 de maio, que proíbe que secretários, servidores públicos e comissionados concedam entrevistas à imprensa. O Amazonas1 teve acesso ao documento, na sexta-feira, 8.

De acordo com a publicação, a determinação supre a ‘necessidade de organização da divulgação das ações executadas pelo Poder Executivo Municipal’ e assegura que ‘as ações do poder público sejam divulgadas de forma responsável e dentro das estratégias de comunicação estabelecidas.’

A Portaria foi publicada no mês de maio. (Foto: Reprodução)

A portaria “fica permanentemente vedado aos Secretários Municipais, Servidores Públicos e Comissionados, a autonomia de conceder entrevistas ou repassar à imprensa no geral, qualquer espécie de informação relacionada ao Executivo Municipal, sem que haja autorização prévia do gestor municipal, e a supervisão da assessoria de comunicação do município, que está inserida, atualmente, na Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semcult).

Por meio da portaria, o prefeito determina que ‘toda e qualquer demanda da imprensa local e externa’ seja encaminhada ao setor de comunicação que, ‘junto ao gestor municipal, dará o encaminhamento que for julgado conveniente entre as partes. Ou seja, toda informação demandada pela imprensa deve receber o crivo da assessoria de comunicação da Prefeitura, que se responsabilizará pelo envio das informações solicitadas’.

 

Leia Mais

Demitido por Amazonino, Dan Câmara assume secretaria em Presidente Figueiredo

Prefeitura gasta milhões com festa e rejeita construção de Centro Esportivo

Romeiro Mendonça divulga só parte dos gastos com festa: R$ 1,37 milhão

Recurso para cassar prefeito e vice de Figueiredo segue para decisão final

‘Presidente Figueiredo’ esconde gastos com a Festa do Cupuaçu

Gestão de Romeiro Mendonça gastou quase R$ 2 milhões na Festa do Cupuaçu

 

A publicação também diz ‘que qualquer informação relativa ao Executivo Municipal, no âmbito jurídico, deverá ser repassada exclusivamente pela Procuradoria Geral do Município – PGM, em caso de eventuais solicitações, e com auxílio da assessoria.

Liberdade

O ato de Romeiro poderá prejudicar o trabalho da imprensa tanto do município, quanto da imprensa em geral, ferindo a democracia e o sepultamento da Lei de Imprensa, além de ficar subentendido que o não cumprimento pode acarretar punição aos envolvidos.

A gestão do atual prefeito tem sido conturbada, ele e o vice já foram cassados, mas conseguiram se livrar do processo recentemente, várias denúncias de falta de transporte escolar já foram veiculadas pela imprensa geral, além de gastos exorbitantes com festas e outros problemas no município.

 

portaria 1112 regras para divulgação de informações