Sobe para 67 o número de infectados pelo coronavírus no AM
A + A -

Denúncias, sugestão de matérias e outros assuntos

31 de maio de 2020
Site auditado pelo

Redes Sociais

[email protected]

Sobe para 67 o número de infectados pelo coronavírus no AM

Do total de infectados pelo coronavírus, dois são de Parintins, um de Santo Antônio do Iça e um de Boca do Acre, este foi confirmado por Rio Branco

Sobe para 67 o número de infectados pelo coronavírus no AM

O Amazonas tem 13 novos casos confirmados de infectados por coronavírus. No total, já são 67 pessoas com a covid-19.

Os números foram atualizados nesta quinta-feira, 26, pela diretora-presidente Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Rosemary Costa Pinto.

Do total de infectados, 2 são de Parintins, 1 de Santo Antônio do Iça e 1 de Boca do Acre, este foi confirmado por Rio Branco. Existem ainda, 18 casos em investigação. Segundo a FVS, há 7 pessoas internadas, 6 em unidades de saúde privadas e 1 no Hospital Delphina Aziz.

Além disso, os pacientes internados em unidades privadas estão estáveis, sem gravidade. Um paciente do grupo de risco, de 88 anos, reagiu bem ao tratamento e tem alta prevista para esta quinta.

Segundo a diretora da FVS, ainda estamos no início da epidemia e portando não se sabe como o vírus vai se comportar na população amazonense. 

“Nos últimos dias estamos vendo um aumento de números de casos em pessoas que não sabem com quem (infectados) elas tiveram contato. Então estamos caminhando para o que se chama de transmissão comunitária, onde não conseguimos identificar quem pegou o vírus de quem”, disse. 

Municípios 

Sobre a expansão do vírus para o interior do Amazonas, Rosemary ressaltou que todos os municípios estão sendo orientados.

“Estamos em videoconferência com os 61 municípios do interior, estamos dando a orientação a respeito da definição de casos, notificação, o que deve ser notificado como caso suspeito, tendo em vista que nós temos visto nas redes sociais muitas publicações do interior, de boletins, cujas informações não estão chegando a té nós”, disse.

Leia também:

Wilson Lima garante que corpo de vítima da Covid-19 no AM será cremado

A diretora da FVS destaca ainda que o estado vive um período de grande circulação de vírus respiratórios, portanto muitos dos novos casos que estão sendo identificados como novo coronavírus, podem ser, na verdade outro vírus respiratório, por isso é importante a confirmação apenas após o teste.

Caso Santo Antônio do Iça

A FVS-AM confirmou que o primeiro caso no município de Santo Antônio do Iça é referente a um médico que veio do Paraná, como explica o  Secretário Executivo de Atenção Especializado do Interior, Cássio Roberto.

“Desde a saída do médico de Manaus nós já conseguimos localizar qual barco ele foi, estamos monitorando os passageiros que estavam em contato com esse médico e no município já estão vendo as pessoas que tiveram contato com ele para identificar as possíveis situações e soluções”, disse.

O secretário afirmou que uma aeronave com insumos e uma equipe de investigação foi encaminhada para o município. O paciente infectado já se encontra em isolamento e apresenta apenas sintomas leves. 

(*) Mais informações em instantes

Amazonas1 TV

Publicado por Amazonas1

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias