Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cidades

Vídeos: Mães relatam sofrimento em UTI com recém-nascidos

A falta de técnicos de enfermagem na maternidade Ana Braga obrigou as mães a realizar procedimentos com os bebês sem nenhum conhecimento específico

Vídeos: Mães relatam sofrimento em UTI com recém-nascidos

(Foto: Divulgação)

Vídeos divulgados nas redes sociais gravados por um homem chamado Marcelo, identificado como pai de um dos bebês recém-nascido, internado na Unidade de Terapia Intensiva 2 (UTI2), da maternidade Ana Braga, localizada na zona Leste de Manaus, mostram o desdobramento das mães na realização de procedimentos, quer seriam de competência dos técnicos de enfermagem e enfermeiros da unidade hospitalar, que por falta de pagamento não estão trabalhando.

De acordo com Marcelo, apenas 2 enfermeiros estão tendo que realizar os procedimentos para todos os bebês internados na UTI2, e as mães sem instruções técnicas estão realizando os atendimento precisos aos seus filhos.

O denunciante filmou inclusive sua esposa realizando os cuidados ao seu bebê. Ainda no vídeo uma outra mãe relata a “falta de respeito” do poder público pela descaso com os atendimentos. Conforme seu relato, seu bebê nasceu prematuro de 5 meses.

Em outro vídeo, uma mãe de gêmeos que veio do município de Careiro Castanho, distante 124 km da capital, em busca de um bom parto para seus filhos, relata que nem o resguardo ela teve direito assim como alimentação e os devidos atendimentos.

Devido a falta de técnicos na maternidade o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), Sandro André, acionou a Justiça Federal, dando entrada com um mandado de segurança com pedido de liminar, para que a Susam estabeleça um número adequado de técnicos de enfermagem com caráter de urgência naquela unidade.

A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria da Susam mas até a conclusão desta matéria não obteve resposta.