Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Economia

Amazonenses se reinventam para superar pandemia no Dia das Mães

As medidas restritivas, impostas por causa da pandemia da Covid-19, despertaram em muitos empreendedores criatividade para superar a crise

Amazonenses se reinventam para superar pandemia no Dia das Mães

Proprietária e gerente da LuLu Pães e Doces (Foto: Arquivo pessoal)

Pela primeira vez, o comércio de Manaus terá um Dia das Mães com as portas fechadas. No entanto, as medidas restritivas impostas por causa da pandemia da Covid-19, despertaram em muitos empreendedores a criatividade para superar a crise.

Um desses casos, é o da microempresária Rafaela Carvalho, proprietária da doceria LuLu Pães & Doces, localizada no bairro Vieiralves Zona Centro-Sul da cidade.

A doceria que existe a seis anos, pela primeira vez não poderá atender os clientes em uma das datas mais movimentadas para o comércio.

“A gente tava acostumado a receber clientes na loja. Então a gente se antecipou, e aí já lançamos as cestas do Dia das Mães, que acabou que a gente lançou dois modelos de cestas, sendo uma média e a outra grande, com todos os itens da loja, e aí se o cliente quiser fazer alguma alteração, a gente cria conforme o cliente tá querendo”, disse Rafaela.

Cestas especiais para o Dia das Mães (Foto: Arquivo pessoal)

Além de criar um produto específico para o Dia das Mães, com entrega por meio de delivery, a doceria também criou um serviço de drive-thru, em que os os clientes fazem o pedido com antecedência e podem consumir dentro do carro no estacionamento do estabelecimento.

Veja também:

Amazonense participam de Feira Internacional de Negócios Criativos

“A gente tá buscando todos os meios de se reinventar. Criamos o drive-thru, porque a nossa estrutura já dava pra isso, só que antes disso era só um simples estacionamento. E com tudo isso começamos a criar estratégias de marketing e vendas, para que eles não corressem nenhum risco e ai criamos essa”, explicou a proprietária.

Segundo ela, tanto as cestas, quanto a criação do drive-thru, são ideias que estão fazendo sucesso entre os clientes e permitindo que o empreendimento continue funcionando mesmo em meio à crise.

Já a microempresária, Lívia Andreza, teve que fechar a loja de confecções que tinha há mais de um ano, por causa da pandemia, e agora tem uma loja virtual no Instagram, chamada @GarotadaModaOnline.

“A loja está vendendo muito mais online, do que quando era física. Recebemos muitos pedidos para o Dia das Mães, as pessoas estão tendo que comprar on-line e as nossas vendas aumentaram muito”, afirmou.

A microempresária Lívia Andreza criou uma loja virtual e faz entrega em todas as áreas da cidade (Foto: Arquivo pessoal)

 

Equilíbrio em meio à crise

Segundo a Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a crise provocada pelo novo coronavírus vai acarretar uma queda histórica, no volume de vendas do varejo, nesse Dia das Mães.

A estimativa é de um encolhimento de quase 60% do faturamento.

Diante desse cenário, o presidente da Federação do Comércio do Amazonas (Fecomércio), Aderson Frota, afirma que todo o comércio está preocupado com o futuro da economia, mas é preciso agir com serenidade para manter o equilíbrio nos negócios.

“Precisamos de serenidade para tomar as decisões mais acertadas possíveis, e precisamos naturalmente equilibrar nossos negócios, porque no momento que as empresas se desequilibram, as empresas podem vir a fechar e se inicia um doloroso processo de desemprego, que é uma das coisas que mais nos preocupa, e que mais nós queremos evitar”, disse.

Leia também:

Confiança do empresário manauara encolhe na pandemia, diz pesquisa