Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Amazonino e mais um desafio de vencer a ‘juventude’ de David Almeida

Amazonino venceu David no 1º turno por uma diferença mínima de 1,5%, bem diferente das informações repassadas pelas pesquisas

Amazonino e mais um desafio de vencer a ‘juventude’ de David Almeida

O roteiro das eleições de 2018, quando Amazonino Mendes (Podemos) foi derrotado por Wilson Lima (PSC), parece se repetir neste ano. Novamente, o ex-governador está na posição de ser o “político experiente” contra um adversário da “nova política”, David Almeida (Avante).

A diferença, desta vez, é que Amazonino venceu no 1º turno, com uma vantagem de apenas 1,5%, contra Almeida. Em 2018, Wilson já largou na frente, com uma diferença ainda menor de 0,99%. Os dois resultados mostraram que as pesquisas erraram ao dar vitória fácil para Amazonino no 1º turno nas duas ocasiões.

Porém, as pesquisas no 2º turno de 2018 davam vitória de Wilson. Assim como na eleição para o governo do Estado, a primeira pesquisa no 2º turno destas eleições, em Manaus, indica vantagem de David Almeida.

Leia mais: Segundo turno: pesquisa aponta David com 53% contra 47% de Amazonino

A pesquisa da Perspectiva, divulgada nessa segunda-feira (16), mostrou que David saiu na dianteira, com 53% das intenções de voto, contra 47% de Amazonino. Contudo, os dois estão tecnicamente empatados, visto que a margem de erro é de 3%.

Estratégia

A estratégia de Amazonino Mendes para o 2º turno ainda não ficou clara. A primeira declaração pública dele foi de agradecimento pelos votos recebidos e de desejar o melhor pelos adversários derrotados e para David Almeida.

Já o deputado Wilker Barreto (Podemos), candidato a vice na chapa, disse que Amazonino representa a experiência contra a inexperiência de David Almeida. Demonstrando que o tom da campanha no 2º turno pode ser esse, de ataques a pouca experiência política do adversário, não muito diferente do que ocorreu contra Wilson.

Porém, o cenário não é parecido.

Apesar do pouco tempo no cargo, David Almeida foi governador interino em 2017, além de ter tido três mandatos consecutivos como deputado estadual, sendo líder de governo e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Portanto, só bater na falta de experiência, pode ser pouco para Amazonino Mendes.