Manaus, 11 de maio de 2024
×
Manaus, 11 de maio de 2024

Coluna AM1

Amom alfineta David em busca da virada para assumir liderança em pesquisas

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (20). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Amom alfineta David em busca da virada para assumir liderança em pesquisas

Embate

O deputado federal Amom Mandel (Cidadania), segundo colocado nas pesquisas de intenções de voto para prefeito de Manaus em 2024, aproveitou atrasos de repasses à educação para alfinetar seu principal rival político: o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), líder nas pesquisas.

Tem dinheiro

Para Amom, a atual gestão municipal teve dinheiro para pinturas extravagantes, shows internacionais e até neve na Ponta Negra – referindo-se à decoração natalina no cartão postal –, mas não tem dinheiro para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “Apesar de tantos empréstimos, o prefeito tem coragem de afirmar que não há verba”, disparou Amom.

Movimento enfraquecido

Já ouviram o ditado que rede social não é voto? Pois bem, hoje, é comum ver muita gente gritando e com peito de aço nas redes sociais, mas na hora do vamos ver, não aparece um. No caso dos profissionais da educação, meia dúzia de gato pingado participou da manifestação em frente à Prefeitura de Manaus, na manhã desta quarta-feira (20) em prol do pagamento do Fundeb.

Uma andorinha só não faz verão

E palmas para esses poucos que foram pra frente da Prefeitura cobrar seus direitos, enquanto muitos estão apenas fazendo manifestação nas publicações do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que eu duvido muito que leia os comentários. A gente percebe quando a manifestação é um movimento político orquestrado, pois as pessoas brotam da terra e dos quatro cantos. Mas quando, de fato, é em prol do trabalhador, é sempre assim: quase ninguém. Uma andorinha só não faz verão.

Vai lá no meu lugar

Mas quando dá 17h, o povo tá indo pra Ponta Negra tirar fotos na decoração de Natal e ver o Papai Noel em um trenó suspenso por cabos de aço. É aquela coisa: se tem quem compre a briga por mim, vou lá fazer o quê?!

Sumiço

O vereador Professor Samuel Monteiro (PL), que preside a Comissão de Educação na Câmara Municipal de Manaus (CMM), está caladinho sobre o atraso no pagamento do Fundeb. Quem tá fazendo o papel dele é a vereadora Professora Jacqueline (UB), que lançou uma nota de repúdio contra a atual gestão municipal e pediu respeito e valorização aos profissionais da educação. Não só uma nota, mas um vídeo ‘dando a cara a tapa’. Inclusive, foi aplaudida pela oposição ao prefeito, com os vereadores Marcelo Serafim (PSB) e Carpê (Republicanos), que a parabenizaram pela atitude. Samuel, tá se escondendo é?!

Fake news

E por falar em pessoas que fazem críticas mal-intencionadas na Internet, recentemente, teve gente da própria imprensa espalhando que o deputado federal Fausto Jr. (UB) vai dar a cadeira na Câmara dos Deputados para o Pauderney Avelino (UB) sentar. Esta coluna procurou o deputado, que respondeu que o boato se trata de “informação equivocada”. E pelo visto é isso mesmo, pois a fonte jornalística que espalhou o boato cuidou de apagar a publicação em suas redes sociais. E na boca dos críticos, por um pagam todos, né?! É por essas e outras que tem jornalista que leva fama de espalhar fake news.

Sem registros

Apesar do convite ao público para prestigiar a filiação do ex-vereador Chico Preto ao Partido Liberal (PL), não houve nenhum compartilhamento de foto ou vídeo em menção ao momento do evento nas redes sociais de Chico ou do PL Amazonas até as 15h desta quarta. Nem sequer Alfredo Nascimento, presidente estadual da sigla, postou qualquer mídia do evento acontecendo. E olha que o convite para a filiação estava em nome de Alfredo. Parece que Chico não foi recebido com flores, mas isso já era de se esperar, pois ele entrou para a casa de três desafetos políticos: Alfredo Nascimento, Coronel Menezes e Alberto Neto.

Pré-candidato

Esta coluna apurou, em primeira mão, nesta quarta (20), que o médico indígena Israel Tuyuka, ex-candidato a governador do Amazonas nas eleições de 2022, é pré-candidato a prefeito de Manaus nas eleições de 2024 pelo PDT. O médico é bem avaliado, tanto pela executiva nacional, quanto pela estadual. O aval para a sua pré-candidatura partiu diretamente do presidente  nacional da sigla, Carlos Lupi, durante passagem por Manaus na primeira semana deste mês. Atualmente, Lupi está licenciado do posto e atua como ministro da Previdência Social.

Oportunista

Quem de besta não tem nada é o deputado federal Silas Câmara (Republicanos). Mesmo diante de uma crise familiar com denúncia de sequestro envolvendo a esposa e as netas e a pressão pela cassação com maioria dos votos no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) a favor, Silas mudou da água para o vinho e saiu das fotos pedindo clamor para registros com sorriso de orelha a orelha. O ruim é que ele escolheu um comunista para dividir sua felicidade: Flávio Dino. Para se manter no poder, Silas é capaz de tudo. Tá cortejando o ministro esquerdista de Lula. O comportamento irritou os seguidores de Silas. Um deles, inclusive, comentou na foto: “oportunista”.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI