Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Amom está usando pauta autista para se promover, alfineta Wilker Barreto

Wilker Barreto comentou um vídeo publicado pelo deputado federal Amom Mandel, na rede social, que denuncia a falta de mediadores para estudantes autistas nas escolas de Manaus.

Amom está usando pauta autista para se promover, alfineta Wilker Barreto

(Foto: Alfran Leão/ CMM)

Manaus (AM) – A corrida para as eleições 2024 mal começou, e as cutucadas entre os possíveis candidatos à Prefeitura de Manaus já começam a inflamar. Nesta segunda-feira (18), o deputado estadual Wilker Barreto (PMN), que  também é pré-candidato ao cargo Executivo Municipal de Manaus, usou as redes sociais para alfinetar o deputado federal Amom Mandel, que recentemente confirmou ser pré-candidato. Barreto coloca em dúvida a luta do deputado federal em relação a pauta autista.

Wilker Barreto comentou um vídeo publicado pelo deputado federal Amom Mandel na rede social, que denuncia a falta de mediadores para estudantes autistas nas escolas de Manaus. Para Barreto, o deputado Amom deveria ter falado também sobre a falta de mediadores na educação estadual. E chegou a mencionar que “não quer acreditar que essa luta só é em função da pré-candidatura”.

O parlamentar mostrou, no vídeo, um documento da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) que consta a informação de que Manaus tem 4.346 alunos PcDs (Pessoa com Deficiência), desse total, 1.478 são autistas, e que todos, não apenas os autistas, têm direito de ter mediadores em sala de aula, conforme a Lei de Inclusão (Lei nº 13.146/2015).

 

Contexto político

O deputado estadual Wilker Barreto (PMN) faz parte da ala de oposição na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e está no segundo mandato como deputado estadual. Nas últimas eleições gerais, em 2022, ele foi eleito pelo Cidadania, no entanto, deixou o partido e correu para o Mobiliza 33 (PMN).

Já o deputado federal Amom Mandel, que era vereador de primeiro mandato, pelo (Pode), atual Podemos, acabou abandonando a Câmara Municipal de Manaus (CMM) para concorrer ao pleito como deputado federal, sendo o parlamentar mais jovem e mais votado no Estado do Amazonas. Neste pleito, Amom Mandel novamente pode largar a Câmara, no meio do mandato, a fim de disputar a Prefeitura de Manaus, com as bênçãos do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) Cidadania, que federou.

O Portal AM1 procurou o deputado federal Amom Mandel, por meio da assessoria, para saber se ele iria se posicionar a respeito da fala do deputado Wilker Barreto, mas até a publicação deste material,  não obteve resposta. O espaço segue aberto.

 

LEIA MAIS: