Manaus (AM) – Um momento incomum gerou desconforto entre os presentes quando o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) foi visto usando um fone de ouvido durante o primeiro debate dos candidatos a prefeito de Manaus, organizado pela TV Band Amazonas, na noite dessa quarta-feira (8). O pequeno dispositivo gerou grande repercussão, tanto no evento quanto nas redes sociais, levantando questões sobre inclusão e o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Durante o debate, os candidatos discutiram temas relevantes para o futuro da cidade, como infraestrutura, segurança pública e saúde. Contudo, foi o uso do fone de ouvido usado por Mandel foi o que gerou maior interesse e discussão entre os espectadores e internautas.
No intervalo do debate, Amom Mandel foi questionado sobre o uso do dispositivo pelos demais candidatos e por membros da imprensa. Em sua justificativa, o jovem deputado afirmou que o uso do fone de ouvido estava relacionado ao fato de ser portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele explicou que o equipamento o auxilia a lidar melhor com o ambiente, que pode ser excessivamente estimulante e causar desconforto devido ao ruído e à agitação características de um debate político.
O que chamou atenção é que essa foi a primeira vez que ele foi visto utilizando o fone de ouvido em um evento público de grande visibilidade. Anteriormente, não havia sido observado usando o equipamento durante suas participações na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nem na Câmara Federal, nem em reuniões com correligionários, incluindo a convenção partidária realizada em 30 de julho.
TEA
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) engloba diferentes condições marcadas por questões relacionadas ao desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem manifestar-se em conjunto ou isoladamente.
Entre as características do TEA, estão a dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
LEIA MAIS:
- Amom Mandel ataca rivais e leva invertida da ‘velha política’
- Nova pesquisa eleitoral indica empate técnico entre David Almeida e Amom Mandel
- Amom e Roberto Cidade disputam o segundo lugar na preferência do eleitorado
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.