Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Cidades

Ampliação da vacinação em Manaus depende da chegada de novas doses, diz prefeitura

Em sessão no Senado, o ministro Pazuello afirmou que Manaus irá ampliar a campanha de vacinação; prefeitura diz que ainda não é possível, pois depende do recebimento de mais vacinas

Ampliação da vacinação em Manaus depende da chegada de novas doses, diz prefeitura

Foto: Reprodução

Após o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ter anunciado, nessa quinta-feira (12), que haverá ampliação na campanha de vacinação para pessoas acima de 50 anos na capital, a Prefeitura de Manaus emitiu nota esclarecendo que essa expansão ainda não é possível e que depende da chegada de mais doses das vacinas.

A declaração do ministro foi dada durante a sessão no Senado Federal para cobrar esclarecimentos sobre vacinação e medidas adotadas contra a covid-19.

“Quem vai fazer a vacinação acelerada em Manaus é o Ministério da Saúde com o Ministério da Defesa, já está combinado. Nós vamos vacinar todos, acima de 50 anos, na primeira pernada, acelerando, sem tirar dos Estados”, disse.

Até o momento, conforme o plano de vacinação do Amazonas, são vacinados idosos a partir de 70 anos, além de profissionais de saúde e indígenas aldeados. O estado do Amazonas recebeu o maior número de doses da vacina contra covid por conta do colapso causada pela segunda onda da covid-19.

“Embora a Prefeitura de Manaus esteja trabalhando para assegurar o recebimento de mais doses de vacina, a fim de acelerar a imunização da população manauara, a ampliação dos grupos prioritários está condicionada ao recebimento de novas remessas de vacina, feitas pelo Ministério da Saúde (MS)”, diz a nota.

Leia mais: Pazuello anuncia antecipação de vacina para pessoas acima de 50 anos em Manaus

“Ainda não foi confirmada a data e a quantidade de novas remessas a serem feitas pelo governo federal e, por este motivo, não é possível iniciar, de imediato, a ampliação da campanha para novos grupos”, diz outro trecho.

Leia nota na íntegra

“A Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), esclarece que a imunização contra a Covid-19, na cidade de Manaus, segue a programação dos grupos prioritários definidos para a etapa atual da campanha, ou seja, trabalhadores da saúde; idosos com 70 anos ou mais; indígenas aldeados; idosos com 60 anos ou mais internados em instituições de longa permanência; e pessoas com deficiências residentes em instituições de assistência.

Embora a Prefeitura de Manaus esteja trabalhando para assegurar o recebimento de mais doses de vacina, a fim de acelerar a imunização da população manauara, a ampliação dos grupos prioritários está condicionada ao recebimento de novas remessas de vacina, feitas pelo Ministério da Saúde (MS).

O município está utilizando o saldo das quatro remessas já recebidas, destinadas especificamente para os grupos prioritários definidos pelo MS, com a aplicação da primeira dose e também da segunda dose, esta última, para os que já alcançaram o tempo de intervalo recomendado entre as aplicações.

Ainda não foi confirmada a data e a quantidade de novas remessas a serem feitas pelo governo federal e, por este motivo, não é possível iniciar, de imediato, a ampliação da campanha para novos grupos.

Em audiência pública no Senado Federal, na tarde desta quinta-feira, 11/2, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, manifestou a intenção de vacinar todas as pessoas a partir dos 50 anos, no Amazonas, observando, no entanto, que esta ampliação depende da disponibilidade de novas doses”.