Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cultura

Artistas de Parintins são inspirados pela ancestralidade, dizem pesquisadores

Alegorias gigantes, movimentos inovadores e elementos cenográficos invejados, tudo isso produzido na Amazônia

Artistas de Parintins são inspirados pela  ancestralidade, dizem pesquisadores

Foto: Divulgação

PARINTINS (AM) – Com elementos cenográficos inovadores, movimentos em alegorias e a expressão artística forte, artistas parintinenses são cobiçados quando o quesito é cultura popular brasileira.

Um dos exemplos é o grande número de artistas plásticos do Amazonas que trabalham em barracões de Escolas de Samba no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Mas, você já se perguntou de onde vem o dom dos parintinenses?

O Portal AM1 conversou com pesquisadores e membros das diretorias dos bois Caprichoso e Garantido, que apontaram que o talento parintinense está atrelado a ancestralidade dos povos originários.

O membro do Conselho de Artes do Caprichoso, Diego Omar, afirmou que a cidade de Parintins é um ambiente propício que reúne saberes ancestrais com inovação.

Leia mais: Caprichoso e Garantido fazem ensaio final antes da abertura do Festival de Parintins

“O diferencial do artista parintinense, de fato, ele tem engolido uma matriz nacional. Ele tem pensado o que é a arte no Brasil e tem proposto novas soluções. O contato do artista de Parintins com o Carnaval a partir dos anos 80 traz elementos, inclusive, materiais novos, daí surgem uma serie de novas possibilidades”, disse.

Foto: Acervo/TV AM1

O professor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) também comentou que as inovações dos artistas também está relacionada a espetacularização da festa, com o evento sendo televisionado.

“Criou-se uma estrutura para que aquilo que é apresentado no festival cresça e para aquele artista ‘deite e role’ para fazer aquilo que ele acha que é interessante fazer”, afirmou. Além disso, o professor pontuou que a formação de artistas em geral fez com que o festival crescesse ainda mais.

“Tudo aquilo que eles encontram [os artistas] com arranjos e aí o festival vai crescendo junto com a música, junto com as artes visuais, junto com as enormes alegorias de Parintins, que hoje estão no carnaval carioca, de São Paulo, em todas as grandes festas populares”, declarou.

Leia mais: Mayra Dias reúne celebridades no Festival de Parintins

De acordo com o membro da direção geral do espetáculo do Boi Garantido, Mencius Melo, a rivalidade faz parte dos elementos que tornam os artistas de Parintins inovadores.

“Todos nós nascemos com alma de artista, mas nós parintinense, isso é potencializado pela energia de Parintins, pelos nossos antepassados, que deixaram como herança um fazer artístico”, explicou.

Ao Portal AM1, Melo explicou, ainda, que por conta da rivalidade, os artistas são desafiados a inovar e criar métodos de superar o adversário.

Foto: Acervo/TV AM1

“Parintins e seus artistas dão ao Amazonas e ao Norte do país, uma profunda identidade artística baseada no fazer artístico, e na possibilidade e na grandeza dessa gente que já nasce com veia artista”,pontua Melo.

Ainda segundo ele, o sentimento de todos os parintineses aos artistas que conseguem alcançar novos horizontes é de orgulho pela sua gente.

“Chegando lá, aprendemos outras formas de fazer cultural que trazemos para Parintins. Então é uma constante troca artística que possibilita o crescimento de todos, e o orgulho de estar lá da sua gente, e até quem não é artista, mas que vê o filho da sua terra brilhando”, destacou.