Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cidades

Ano letivo inicia com segunda fase do Novo Ensino Médio

Estudantes da 2ª série do Ensino Médio também terão disciplinas focadas em projeto, tecnologias e outras habilidades

Ano letivo inicia com segunda fase do Novo Ensino Médio

Governador Wilson Lima anunciou a expansão do ensino bilíngue para mais de 10 escolas no próximo ano (Arthur Castro/Secom)

O Ano Letivo nas escolas estaduais do Amazonas teve início, nesta segunda-feira (6), com a 2ª série do Novo Ensino Médio (NEM). Mais de 200 mil estudantes da rede estadual de ensino da capital amazonense retornaram às salas de aula, segundo o governo do estado.

Durante a abertura do ano letivo no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, bairro Nova Cidade, zona Norte de Manaus, o governador Wilson Lima anunciou a expansão do ensino bilíngue para mais de 10 escolas no próximo ano.

“A gente está implementando o novo Ensino Médio, uma parceria com o Cetam, com o Sebrae, para que vocês (alunos) tenham a oportunidade de ter acesso a conhecimentos tecnológicos, da ciência, da cultura, de questões voltadas à realidade do estado do Amazonas. Tudo isso para que vocês tenham condições de estarem no mercado de trabalho”, disse Wilson Lima.

O tema do ano letivo em 2023 é “Reflexões sobre Currículo, Aprendizagem, Avaliação e Saberes”, voltado para ações da melhoria do ensino, dos índices educacionais e da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será realizada pelos alunos dos 5° e 9° do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio neste ano; a qual compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Novo Ensino Médio

Durante a abertura do ano letivo, o governador Wilson Lima lançou a segunda etapa do Novo Ensino Médio (NEM), que entrou em vigor nas escolas brasileiras, em 2022, para os alunos da 1ª série. Este ano, os estudantes da 2ª série do Ensino Médio entram em uma nova fase, onde, a partir de agora, também terão disciplinas focadas em projeto, tecnologias e outras habilidades.

Dessa forma, o aluno poderá estudar todos os conhecimentos imprescindíveis para a vida em sociedade e, ainda, sairá do Ensino Médio mais preparado para o mercado de trabalho. A previsão do governo federal é de que, até 2024, o novo formato de educação seja aplicado em todo o país.

Ensino Bilíngue

A estimativa é que, até 2024, a rede estadual de ensino deverá inserir a Educação em Tempo Integral Bilíngue no Amazonas em, pelo menos, 10 unidades de ensino da rede pública estadual.

Atualmente, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto atende com a Educação Bilíngue nove escolas com os seguintes idiomas: Inglês, Espanhol, Francês, Japonês, uma escola indígena (Tukano), alcançando, aproximadamente, 5,5 mil estudantes.

(*)Com informações da assessoria

LEIA MAIS: