
(Foto: Divulgação/Secom)
Manaus (AM) – O antigo prédio da Receita Federal, localizado no Centro de Manaus, será moradia popular para famílias de baixa renda inscritas no programa de política habitacional Minha Casa, Minha Vida. A novidade foi divulgada pelo governador Wilson Lima por meio das redes sociais.
Lima está em Brasília, nesta quarta-feira (12), onde assinou o contrato para readaptação do primeiro prédio do Brasil na modalidade Retrofit do país.
O contrato também foi assinado com representantes do Ministério das Cidades (MCID), da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e da Caixa Econômica Federal.
“Acabamos de assinar, aqui, com o secretário-executivo do Ministério das Cidades e também com a representante da SPU, para que ele possa ser transformado em habitação. É o primeiro Retrofit do Brasil, do governo federal, do Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o Amazonas Meu Lar. Estamos trabalhando para reduzir o déficit habitacional em nosso estado.”
Segundo Lima, a iniciativa ajudará a diminuir o déficit habitacional da capital amazonense, que enfrenta desafios para garantir moradia digna para a população.
Atualmente, o prédio está abandonado e tem sido alvo de invasões e vandalismo. Com o novo projeto, diversas famílias em situação de vulnerabilidade terão acesso à moradia, além de infraestrutura urbana com transporte público, segurança, educação e saúde.
Localização
O prédio com 17 andares pertence à Superintendência do Patrimônio da União (SPU). Está localizado na rua Marechal Deodoro e passará por uma requalificação estrutural a fim de receber 75 famílias cadastradas no “Amazonas Meu Lar”, com uma renda mensal de até R$ 2.640.
O edifício foi doado pelo governo federal para a implementação do Retrofit e foi oficializada no dia 20 de fevereiro de 2025, por meio do Diário Oficial da União (DOU). Conforme o ministro das cidades, Hailton Madureira, em 60 dias, as obras devem iniciar; entrega está prevista para 18 meses, no máximo.
O imóvel será o primeiro do Amazonas a passar por um Retrofit, técnica de revitalização de edificações antigas, transformando o espaço em moradias funcionais, cada uma composta por quarto, sala, cozinha e banheiro.
O investimento total no projeto será de R$ 18 milhões, sendo os recursos provenientes do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), em contrapartida, do governo estadual.
LEIA MAIS:
- Prédio da Antiga Receita Federal se tornará unidade habitacional no Centro de Manaus
- CMM aprova projeto que autoriza a doação de imóveis para moradias populares
- “Minha Casa Minha Vida”, contratação de mais 1,4 mil moradias é autorizada
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.