Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

Após CPI na Aleam, Sinésio usa Carnaval para fazer críticas à Amazonas Energia

Sinésio foi presidente da CPI da Energia, onde a empresa foi duramente criticada e investigada por irregularidades no fornecimento de energia aos manauaras.

Após CPI na Aleam, Sinésio usa Carnaval para fazer críticas à Amazonas Energia

Sinésio critica Amazonas Energia em nova marchinha de Carnaval (Fotos: Reprodução/Redes sociais)

Manaus (AM) – Com a proximidade do Carnaval de Manaus deste ano, bandas e blocos de rua já se preparam para mostrar o melhor da festa aos foliões que irão prestigiar a folia nas ruas. E para que todos participem da festa, políticos amazonenses também possuem as suas próprias bandas, o que é meio contraditório, já que as marchinhas carnavalescas, há mais de 100 anos, criticam o poder público e as mazelas brasileiras.

No Amazonas, o deputado Sinésio Campos (PT) tem, há 24 anos, a “Banda do Gigante”. Ele compartilhou, em suas redes sociais, que foi realizado o concurso para escolher a marchinha de 2024 de sua banda nesse final de semana.

“Aqui não tem corte, só energia, paz, amor e harmonia” é a música oficial da banda do petista, que, inclusive, é uma das bandas e blocos de rua que recebeu o apoio do Estado.

O tema deste ano faz referência à Comissão Parlamentar de Inquérito da Amazonas Energia, a “CPI da Energia”, que chegou ao fim em maio de 2022 na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O petista foi quem presidiu a CPI da Energia, que apontava “os indícios, as fraudes, o mau uso do dinheiro público e, principalmente, o desrespeito a dois milhões de clientes amazonenses”, como definiu o parlamentar na época .

Principais problemas encontrados pela CPI

  • Clientes têm o benefício da Tarifa Social negado pela concessionária, indo de contra a Lei Federal 14.203/2021, a qual simplifica a inscrição no programa;
  • A concessionária recebe recursos do Governo Federal, mas, não investe no Programa de Eletrificação Rural, o antigo Luz Para Todos, bem como o Mais Luz Para a Amazônia;
  • Revela que 57 medidores de energia cobravam valores acima do consumo na fatura (incluindo cidades do interior como um em Tefé e outro em Presidente Figueiredo);
  • A empresa viola lei que proíbe cortes durante a pandemia;
  • Comprova que a Contribuição de Iluminação Pública (Cosip) de alguns municípios apresenta clara inconsistência. A Amazonas Energia reteve, por exemplo, 736 mil reais de Barcelos, em razão de uma dívida da cidade junto à empresa, o famoso encontro de contas;
  • Falta de manutenção em redes elétricas causam mortes, como verificado em Manicoré e Novo Aripuanã.

Detalhista

O deputado também compartilhou um vídeo no qual aparece observando cada detalhe do evento, desde as embalagens até a participação entre as marchinhas. Pelo visto, Sinésio curtiu muito o evento e vai aproveitar ao máximo a folia deste ano.

 

 

LEIA MAIS: