Manaus, 13 de maio de 2024
×
Manaus, 13 de maio de 2024

Cidades

Após denúncias, Seduc anula concurso para professor de Ensino Regular

Após denúncias, Seduc anula concurso para professor de Ensino Regular

Os dados são do Portal Transparência. (Foto: Clovis Miranda/Secom)

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) emitiu nota neste domingo, 8, informando que o titular da pasta, Lourenço Braga, determinou que as provas para o cargo específico de “Professor de Ensino Regular”  (Ciclo 20 horas – Manaus), aplicadas, hoje, no período da tarde, sejam reaplicadas em data a ser definida e divulgada nos próximos dias.

Amazonino Mendes e Lourenço Braga: confusão no concurso da Seduc revolta candidatos (Secom)

De acordo com a nota, a decisão ocorreu após o Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego (Instituto Acesso), contratado pela pasta para realizar o certame, constatar uma falha humana no manuseio de um dos malotes distribuídos em uma sala, entre as 7 mil utilizadas no Estado, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, para o referido cargo.

Ainda segundo o comunicado da secretaria, a mudança tem o “intuito de manter a lisura e transparência do Concurso Público” e, por essa razão, “o secretário de Educação decidiu pela anulação das provas para esse cargo”.

Loureço Braga  “garante”, na nota oficial, que a decisão “não atinge os demais cargos do certame”. A Seduc finaliza o comunicado informando que lamenta “os transtornos e efeitos decorrentes da referida falha, reiterando o compromisso com a ampla transparência e lisura do concurso público”.

Nota da Seduc, na íntegra

O secretário de Estado de Educação do Amazonas, professor Lourenço Braga, determinou que as provas para o cargo específico de Professor de Ensino Regular – Ciclo, 20 horas – Manaus, aplicadas neste domingo (08/07/2018), no período da tarde, sejam reaplicadas em data a ser definida e divulgada nos próximos dias pela Seduc.

A decisão ocorreu após o Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego (Instituto Acesso), contratado pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc/AM) para realizar o certame, constatar uma falha humana no manuseio de um dos malotes distribuídos em uma sala, entre as 7 mil utilizadas no Estado, no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Elisa Bessa, para o referido cargo.
No intuito de manter a lisura e transparência do Concurso Público, o secretário de Educação decidiu pela anulação das provas para esse cargo.

O secretário também garante que a decisão NÃO ATINGE os demais cargos do certame. Nesta oportunidade, a Seduc lamenta os transtornos e efeitos decorrentes da referida falha, reiterando o compromisso com a ampla transparência e lisura do concurso público.

Investigação

Depois de 20 candidatos do concurso da Seduc registrarem Boletim de Ocorrência (BO), a Polícia Civil do Amazonas informou que iniciou a investigação das denúncias de fraude no certame. Na manhã deste domingo, 8, o Portal Amazonas1 recebeu denúncias de candidatos contra o concurso, entre elas,  atraso na chegada das provas nos locais de exame, troca de provas entre municípios, transporte irregular dos malotes, bem como malotes adulterados.

Em nota enviada à imprensa, o delegado-geral, Mariolino Brito, informou que iniciou os trâmites legais para apurar as denúncias relativas às provas do concurso da pasta, realizado, hoje, a partir dos registros de Boletins de Ocorrência feitos nos Distritos Integrados de Polícia e via Delegacia Interativa. “Todos os envolvidos, entre candidatos e representantes da instituição organizadora do certame, serão ouvidos a partir desta segunda-feira, 9”, informou o delegado, na nota.

Leia mais sobre esse assunto

Candidatos denunciam fraude no concurso da Seduc

Mais de 200 mil realizam prova da Seduc neste domingo

Em cinco dias, concurso da Seduc arrecadou mais de R$ 5,5 milhões