Manaus, 19 de abril de 2025
×
Manaus, 19 de abril de 2025

Cenário

Após derrota em 2018, Aziz ‘acena’ para nova candidatura ao Governo

Ele disputou o governo em 2018, mas não avançou ao segundo turno, ficando atrás de Wilson Lima, Amazonino Mendes e David Almeida, com 8,07% dos votos válidos.

Após derrota em 2018, Aziz ‘acena’ para nova candidatura ao Governo

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Manaus (AM) – De olho nas eleições de 2026, o senador Omar Aziz participou neste sábado (13) de um evento ao lado do deputado federal Saullo Vianna (União Brasil) em Parintins, no interior do Amazonas, onde comentou sobre sua candidatura ao Governo do Estado.

Ele disputou o governo em 2018, mas não avançou ao segundo turno, ficando atrás de Wilson Lima, Amazonino Mendes e David Almeida, com 8,07% dos votos válidos. Quatro anos depois, garantiu sua reeleição ao cargo de Senador, na única vaga em jogo. A disputa daquele ano foi acirrada e quase Omar perdeu a cadeira para Coronel Menezes.

O evento, deste fim de semana, em Parintins, fez parte das ações que marcaram os 100 dias da gestão do prefeito Mateus Assayag (PSD). Durante seu discurso, registrado em vídeo nas redes sociais, Omar Aziz relembrou iniciativas de seu mandato como governador entre 2010 e 2014, período anterior à sua eleição para o Senado.

“Eu vou voltar. E não vou fazer ronda de bairro, não. Vou fazer algo melhor para proteger vocês. Muito obrigado. Eu sei o que fazer. Sei mesmo. Além da idade e da experiência, isso ajuda muito. Não é discursinho. É prático. Em quatro anos, eu construí 30 mil casas para a população”, declarou o senador.

Esse tipo de movimentação reforça o clima de agitação nos bastidores da política, comum em um ano pré-eleitoral. À medida que 2026 se aproxima, o cenário se aquece com articulações voltadas para disputas por cargos estratégicos, como o Governo do Estado, o Senado, a Câmara dos Deputados e até a Presidência da República.

Parintins, palco do evento, tem certo “protagonismo” nesse contexto. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é o terceiro maior colégio eleitoral do interior do Amazonas, com cerca de 72 mil eleitores – atrás apenas de Manacapuru e Itacoatiara – e, por isso, tem atraído atenção especial dos principais nomes da política estadual.

O fortalecimento do PSD na região também ajuda a explicar a escolha de Parintins como local para o discurso de Omar Aziz. Nas eleições municipais de 2024, o partido, sob sua liderança no estado, elegeu seis prefeitos no interior, incluindo Mateus Assayag. Além de Parintins, o PSD venceu em Boa Vista do Ramos, Careiro da Várzea, Envira, Manicoré e Pauini.

 

LEIA MAIS: