Manaus, 2 de maio de 2024
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Cidades

Após dez meses, ponte que desabou na BR-319 começa a ser reconstruída

Conforme o Dnit, a estação chuvosa foi um dos motivos para o atraso das obras, que podem ser finalizadas em tempo hábil neste verão.

Após dez meses, ponte que desabou na BR-319 começa a ser reconstruída

(Foto: Divulgação/Imprensa)

Careiro (AM) – As obras da ponte que desabou sobre o Rio Curuçá, na BR-319, começaram dez meses depois da queda da estrutura que deixou cinco pessoas mortas, em setembro de 2022. Conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a chegada do verão amazônico e diminuição das chuvas, colaborou com o início das obras.

Segundo o Dnit, as obras estão na fase de fundação da ponte sobre o rio Curuçá, com a execução de cravação das camisas metálicas, onde será executada a montagem das armaduras, para depois colocarem as estacas de fundação.

Desde o ano passado, o Dnit é pressionado pelo governo do Amazonas a acelerar as obras, porém, o órgão não se manifestativa, e no dia 13 de junho, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, cobrou, formalmente, o ex-superintendente do Dnit, Luciano Moreira, durante Audiência Pública.

Um dos fatores que atrasaram a reconstrução da ponte, segundo o Dnit, é a estação chuvosa na região Norte, porém, com a chegada do verão amazônico e a diminuição das chuvas intensas, a obras podem ser finalizadas em um tempo hábil.

“As obras seguirão em ritmo acelerado, principalmente, considerando que o período seco coincide com a vazante dos rios, o que possibilitará uma maior intensidade na execução das obras”, diz nota do Dnit.

O Dnit apontou, ainda, que obra da ponte será toda executada em peças pré-moldadas, sendo os pilares em concreto e terá fabricação local.

A retirada dos escombros da ponte também contribui para que a instalação da ponte pudesse acontecer, sem interferências.

Além da ponte sobre o Rio Curuçá, a ponte Autaz Mirim desmoronou dez dias depois.

Dnit informou que os projetos e obras da ponte Autaz Mirim já estão contratados e a empresa já está mobilizada com canteiro de obras no local.

Travessias

Com a construção da ponte, as travessias dos rios Curuçá e Autaz-Mirim vão continuar sendo realizadas por balsas. Segundo o Dnit, a empresa de navegação responsável pelo serviço deverá providenciar, com urgência, que as rampas metálicas de embarque e desembarque da balsa sejam prolongadas para dar agilidade à travessia.

Queda das pontes

As duas pontes desabaram em 2022. A ponte sobre o Rio Curuçá caiu no dia 28 de setembro de 2022, deixando cinco mortos e 14 feridos. No dia 8 de outubro do mesmo ano, ou seja, 11 dias depois, a ponte sobre o Rio Autaz Mirim também desabou. Esse segundo acidente não fez vítimas.

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