Manaus, 5 de maio de 2024
×
Manaus, 5 de maio de 2024

Cidades

Superintendente do DNIT-AM é exonerado do cargo

A gestão de Luciano Moreira contou com pressões constantes no atraso nas obras das pontes que desabaram na BR-319, em 2022.

Superintendente do DNIT-AM é exonerado do cargo

Superintendente do DNIT, Luciano Filho (Foto: Hudson Fonseca/Aleam)

Manaus (AM) – O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no Amazonas, Luciano Moreira de Sousa Filho, foi exonerado na última sexta-feira (14) pelo Ministério dos Transportes. O despacho foi assinado pelo ministro da pasta, Renan Filho, e a decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 14 de julho de 2023.

Luciano Moreira teve uma gestão marcada pela queda das duas pontes sobre os rios Curuçá e Autaz Mirim, na rodovia BR-319. A ponte sobre o rio Curuçá desmoronou em 28 de setembro e resultou em cinco mortos e 14 feridos.

Atraso nas obras

Quase um ano após a tragédia, o superintendente foi constantemente pressionado sobre o atraso da reforma no local.

Em junho deste ano, Luciano participou de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com o objetivo de discutir a reconstrução das pontes.

Durante a audiência, foi lembrado ao superintendente que até os escombros da queda ainda estavam na área. O prazo informado pelo Dnit para a entrega das obras estava previsto para outubro, mas o então superintendente justificou o atraso pela cheia dos rios.

O ex-representante do Dnit havia dito que pontes provisórias iriam ser construídas na passagem devido ao atraso na entrega da obra.

Luciano Moreira estava no cargo desde junho de 2022, e quem ocupa seu cargo, interinamente, é o servidor Orlando Fanaia Machado. O nome do novo superintendente regional já consta no site do Governo Federal, e Orlando deve assumir a autarquia até o ministro da pasta escolher um novo nome.

(Foto: Reprodução / Governo Federal)

LEIA MAIS: