Manaus, 19 de abril de 2024
×
Manaus, 19 de abril de 2024

Cenário

Após eleição no TJAM, Wilson Lima nomeia Vânia Marques como desembargadora

Vânia é irmã do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o amazonense Mauro Campbell, e foi a mais votada na lista tríplice enviada ao governador

Após eleição no TJAM, Wilson Lima nomeia Vânia Marques como desembargadora

Foto: Reprodução

Manaus – O governador Wilson Lima (PSC) publicou um decreto, nesta terça-feira (30), nomeando a promotora do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Vânia Marques, como desembargadora para preencher vaga no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), após o desembargador Djalma Martins ter se aposentado mês passado.

Vânia, que é irmã do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o amazonense Mauro Campbell, foi a mais votada na eleição da lista tríplice, que ocorreu hoje no TJAM.

Além dela, os mais votados também foram Luiz Alberto de Vasconcelos e Mirtil Fernandes do Vale, fechando a lista tríplice.

Leia mais: Vânia Marques é a mais votada em eleição de lista tríplice para desembargador do TJAM

Enviada ao governador Wilson Lima ainda hoje, ele deveria fazer a escolha entre os três nomes para o cargo de desembargador no TJAM. A escolha do governador, portanto, conforme o decreto, foi Vânia Marques.

Com isso, do total de 26 desembargadores na Corte, ela será a sétima mulher a atuar como desembargadora no TJAM. Atualmente, estão nos cargos Socorro Guedes, Graça Figueiredo, Carla Reis (atual vice-presidente), Nélia Caminha (corregedora-geral), Joana Meireles, juíza Onilza Gerth, e juíza Mirza Thelma convocada para substituir interinamente a vaga aberta com a morte de Aristóteles Thury.

Vânia é graduada em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), desde 1995, mestre em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desde 2004 e doutoranda em Direito Público pela UFMG/UEA. Ela também atua como professora estatutária da UEA na área de Direito Ambiental.