Manaus, 27 de abril de 2024
×
Manaus, 27 de abril de 2024

Política

Após indicar Daniela Teixeira, Lula indica mais dois nomes para o STJ

Os nomes indicados pelo mandatário foram os desembargadores Teodoro Silva Santos, do TJCE, e José Afrânio Vilela, do TJMG.

Após indicar Daniela Teixeira, Lula indica mais dois nomes para o STJ

(Foto: Marcello Casal /JrAgência Brasil)

Brasília (DF) – Após indicar a advogada Daniela Teixeira para o cargo de ministra no Superior Tribunal Federal (STJ), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indicou, nesta quarta-feira (6), dois desembargadores para ocuparem vagas de ministros na Corte.

Os nomes indicados pelo mandatário foram os desembargadores Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), e José Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Os nomes foram escolhidos a partir de uma lista enviada pelo tribunal à Presidência da República.

Os magistrados vão ocupar as vagas abertas pela aposentadoria de Jorge Mussi e o falecimento de Paulo de Tarso Sanseverino.

Para tomarem posse, os novos ministros precisam ser aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e pelo plenário da Casa. A data da sabatina ainda será marcada.

Mulheres

Na semana passada, Lula indicou para o STJ a advogada Daniela Teixeira. Caso tenha o nome aprovado pelo Senado, a ministra se tornará a sétima mulher na atual composição, que possui 33 cadeiras.

O STJ é presidido pela ministra Maria Tereza de Assis Moura, indicada em 2006, no primeiro mandato de Lula.

Também fazem parte do tribunal as ministras Regina Helena Costa, última mulher a tomar posse, em 2013, além de Assusete Magalhães, Laurita Vaz, Nancy Andrigui e Isabel Galotti.

Em 1999, a ex-ministra Eliana Calmon e atual ministra Nancy foram as primeiras indicadas para o STJ. No ano seguinte, Ellen Gracie foi a primeira mulher indicada para o Supremo Tribunal Federal.

(*) Com informações da Agência Brasil

LEIA MAIS:

Lula demite segunda ministra do governo para alocar o ‘centrão’

Lula diz que o 7 de Setembro é de toda a sociedade e não dos militares

Amom afirma que Lula usa indígenas como ‘massa de manobra’