Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Após pedidos de Wilson e da bancada, Força Nacional terá mais efetivo

Governador do Amazonas conversou por telefone com o ministro da Justiça, Flávio Dino, que garantiu o envio de mais homens da Força Nacional para combater incêndios no Estado.

Após pedidos de Wilson e da bancada, Força Nacional terá mais efetivo

Queimadas (Foto: Tom Costa /MJSP e Vinicius Mendonça/Ibama)

Manaus (AM) –  O governador Wilson Lima (UB) anunciou, nessa quinta-feira (12), que agentes da Força Nacional serão mobilizados no Amazonas em uma iniciativa para reforçar o enfrentamento às queimadas que assolam o estado.

Esses incêndios têm gerado densas nuvens de fumaça, elevando a qualidade do ar a níveis alarmantes e transformando a respiração em um desafio cotidiano para os amazonenses.

(Foto: Del Lima)

O chefe do Executivo estadual comunicou ter conversado, por telefone, com o ministro da Justiça, Flávio Dino, solicitando apoio para a região.

“Nossos homens estão na linha de frente desse combate dioturnamente e, ontem, enviamos mais 64 servidores, 16 viaturas e duas aeronaves para reforçar o trabalho de combate aos focos de incêndio na região de Autazes e ao longo da BR-319”, escreveu Lima.

Flávio Dino assegurou que está mobilizando mais equipes, que se somarão às já atuantes no combate às queimadas e focos de incêndio, especialmente nos municípios com maior incidência, como Autazes – líder em casos registrados.

“Conversei agora com o governador do Amazonas, Wilson Lima. Atendendo à orientação do presidente Lula, e à vista da solicitação do governador e da bancada federal amazonense, vamos mobilizar mais efetivo da Força Nacional para reforçar as nossas equipes que já estão lá combatendo incêndios florestais”, ressaltou o ministro.

Em suas redes sociais, Dino disse que já está mobilizando agentes para atuar no AM (foto: Divulgação/Instagram)

Ações

Na última quarta-feira (11), o governador já havia anunciado o envio de 64 servidores de diferentes órgãos, além de 16 viaturas, duas aeronaves para ajudar no combate em Autazes e ao longo da BR-319.

Ao todo, 120 servidores, entre policiais militares, civis e técnicos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), integram a equipe que atua na região.

Vídeo: Del Lima

LEIA MAIS: