Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Cidades

Após perder o filho soterrado em Manaus, mãe reclama da Seminf: ‘mandaram eu resolver’

Esgoto a céu aberto, buracos na avenida e manutenção asfáltica pendente fazem parte da realidade dos moradores da rua Pauini

Após perder o filho soterrado em Manaus, mãe reclama da Seminf: ‘mandaram eu resolver’

MANAUS (AM) – Com o inverno amazônico se aproximando e falta de infraestrutura na rua Pauini, no bairro Terra Nova 3, Zona Norte da capital cada vez mais evidente, moradores do local relatam os riscos e transtornos que precisam driblar diariamente para evitar acidentes dentro e fora de casa.

Esgoto a céu aberto, buracos na avenida e manutenção asfáltica pendente fazem parte da realidade dos moradores da rua Pauini. A situação mais preocupante acontece em frente à residência da dona de casa, Ednalva Lima uma vez que a rua está cedendo e comprometendo a estrutura de pelo menos três casa do local.

Leia mais: Chuva derruba muros, cria ‘tobogã’ na rua e trava o trânsito em Manaus

Segundo Ednalva, os transtornos da rua fazem parte do cotidiano dos moradores há mais de dez anos, porém a situação agravou em 2019, quando parte da rua cedeu parcialmente atingindo a frente da sua casa. O acidente acabou resultando na morte do filho mais velho de Ednalva, na época com 13 anos.

Desde essa época, Ednalva busca respostas da Prefeitura de Manaus e demais órgãos de controle para que a infraestrutura da via seja restaurada e novos acidentes sejam evitados. A preocupação da dona de casa com a situação fez com que os demais membros da família ficassem em alerta na residência.

“Meu filho estava dormindo quando a rua cedeu e desabou em cima dele. Desde esse dia eu não tenho paz, passo o dia inteiro vigiando a rua para que veículos pesados não estacionem aqui na frente ou pessoas não caiam aqui”, contou.

A moradora relatou ainda que ao procurar a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) para solucionar o transtorno, foi direcionada a resolver o problema sozinha, uma vez que o barranco acabou invadindo sua residência.

“Eu fui pedir ajuda e eles mandaram eu resolver, porque a rua é minha. Os vizinhos até falaram que iam me ajudar a construir um muro ou um cercado, mas isso não é certo. A responsabilidade da rua é do prefeito, eles têm materiais e equipamentos para resolver, mas deixam a população desamparada. Já tive muitas promessas para esse problema, mas eles só querem resolver na época de eleição”, comentou  

Mais problemas

Os transtornos da rua se estendem a crateras e esgoto a céu aberto, ainda segundo Ednalva os resíduos desaguam em um igarapé da região, através de uma rampa de concreto improvisada pela Prefeitura de Manaus.

A rampa foi apelidada de ‘tobogã’ pelos moradores devido aos inúmeros acidentes que já aconteceram.

“Pessoas escorregam e caem aqui quase todos os dias. Nós tivemos que improvisar e colocar uma tábua de madeira para evitar que as pessoas passem direto para o igarapé. Na semana passada um senhor acabou caindo aqui e se machucou bastante, mas é o caminho que ele tem para entrar em casa”, relatou.

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter