Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Após protesto, profissionais da enfermagem de Manaus esperam novo piso salarial até março

Os profissionais da saúde cobraram a valorização da categoria

Após protesto, profissionais da enfermagem de Manaus esperam novo piso salarial até março

(Foto: Antônio Mendes/ Portal AM1)

MANAUS, AM – Após a carreata desta terça-feira (8), em Manaus, profissionais da enfermagem esperam que finalmente ocorra a aprovação do Projeto de Lei (PL) 2.564, que estabelece o piso salarial a partir de R$ 4.750 para enfermeiros. O ato ocorreu em todo país, mas agora é hora de resultados práticos.

O presidente do Coren-AM, Sandro André, afirmou que a cobrança é direcionada principalmente à Câmara dos Deputados, onde o PL está parado. Ele diz que a bancada federal do Amazonas já declarou apoio a aprovação da projeto, mas é preciso mais engajamento.

Leis mais: Prefeitura reajusta proposta aos candidatos à Fundação Dr. Thomas, após oferecer menos que um salário mínimo

“Nosso foco principal é a aprovação do Projeto de Lei. Ele já foi aprovado no Senado e agora ele tramita na Câmara Federal. Nós estamos em um ano eleitoral e precisa ser aprovado, caso não seja aprovado agora no mês de março, somente no próximo ano. O piso salarial é importante para a valorização da nossa profissão. Essa é a nossa luta!”, disse.

O projeto de lei também estabelece remunerações proporcionais de 70% do valor para os técnicos e 50% para auxiliares e parteiras, corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (INPC. O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Amazonas (Sateam) também participou do ato.

Em Manaus, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) e saiu da Av. do Samba, no bairro Alvorada, zona Centro- Oeste da cidade e foi até o Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste.